Tecnologia

Nova versão do iOS tem falha grave de segurança

Brecha no sistema operacional da Apple permite burlar o bloqueio do celular para acessar a agenda de contatos

iOS 13: nova versão do sistema operacional da Apple tem falha de segurança descoberta ainda em julho deste ano (Apple/Reprodução)

iOS 13: nova versão do sistema operacional da Apple tem falha de segurança descoberta ainda em julho deste ano (Apple/Reprodução)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 20 de setembro de 2019 às 11h35.

São Paulo – Liberado para download na quinta-feira (19), a nova versão do sistema operacional da Apple não chega aos celulares sem apresentar pelo menos um problema de segurança. Uma brecha no iOS 13 pode permitir que hackers tenham acesso a lista de contatos do dispositivo, mesmo que o celular esteja bloqueado por senha ou por reconhecimento biométrico.

A falha foi encontrada pelo pesquisador de cibersegurança Jose Rodriguez. Residente nas Ilhas Canárias, o especialista já havia informado, em julho deste ano, que a nova versão da plataforma que dá vida ao iPhone poderia contar com vulnerabilidades, conforme reportado pela CNN. O problema havia sido encontrado em uma versão de testes da plataforma.

Isso não significa, contudo, que seja fácil invadir o smartphone da maçã. Para burlar os sistemas de segurança do sistema operacional é preciso, primeiro, obter acesso físico ao aparelho. Somente depois é possível obter de forma remota informações como números de telefone, e-mails, nomes de contato e outros detalhes presentes na agenda.

Quando descobriu a falha, Rodriguez a levou até o programa de recompensas da Apple – que paga até 1 milhão de dólares por vulnerabilidades encontradas. A empresa entrou em contato com o pesquisador, mas nenhuma correção foi feita até o lançamento do sistema operacional. A expectativa é de que o problema seja resolvido no primeiro update do iOS 13, previsto para terça-feira (24).

Acompanhe tudo sobre:iPhoneAppleSistemas Operacionais

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA