Tecnologia

Nova tecnologia ultrarrealista deixa os games com cara de cinema

O novo motor gráfico Unreal Engine 5, apresentado nesta quarta, mostra como devem ser os jogos da próxima geração de videogames, como o PlayStation 5

Imagem da apresentação do Unreal Engine 5: o novo motor gráfico produz um visual ultrarrealista (Sony/Reprodução)

Imagem da apresentação do Unreal Engine 5: o novo motor gráfico produz um visual ultrarrealista (Sony/Reprodução)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 13 de maio de 2020 às 19h40.

Última atualização em 13 de maio de 2020 às 19h48.

A Epic Games, uma das principais desenvolvedoras de jogos eletrônicos do mundo, apresentou nesta quarta-feira uma prévia do novo motor gráfico Unreal Engine 5. A nova versão do sistema — responsável por processar os gráficos de um game — será capaz de reproduzir um visual ultrarrealista e com um nível de detalhes que só é encontrado no cinema, em filmes de animação ou ação.

O anúncio aconteceu durante a Summer Game Fest, transmissão virtual de diversos anúncios relacionados com videogames. A nova tecnologia consiste em utilizar bilhões de elementos, como polígonos, similares aos usados em animações construídas digitalmente. O Unreal Engine 5 apresenta uma melhor iluminação para o cenário e melhorias na qualidade do som, o que aprimora a experiência do jogo.

O vídeo da demonstração das novas configurações técnicas do sistema dá uma ideia de como será o visual dos novos jogos daqui para a frente. O sistema foi testado no PlayStation 5, o novo videogame da Sony que deve ser lançado neste ano.

yt thumbnail

Segundo os desenvolvedores, as principais tecnologias integradas ao sistema são a de iluminação (Lumen) e a de geometria (Nanite). Com a Nanite, é possível criar diversos detalhes a partir da nanotecnologia para que os cenários sejam o mais próximos da realidade possível: em uma das cenas exibidas no vídeo, mais de 16 bilhões de polígonos foram utilizados para representar 5.000 estátuas — essa quantidade de polígonos é mais utilizada em filmes animados.

Já a tecnologia Lumen possibilita que a iluminação do jogo se adapte mais rapidamente conforme a cena, melhorando a adaptação da luz quando o personagem sair rapidamente de um local escuro para um iluminado, por exemplo. O sistema funciona até em cenários com detalhes milimétricos.

No vídeo, os desenvolvedores explicam que o novo sistema permite que modelos 3D sejam reutilizados sem que seja necessário criar tudo do zero novamente.

Outra ferramenta do novo sistema é que todos os elementos do jogo serão carregados na tela inicial, o que significa que travamentos devem ser mais raros. Os desenvolvedores ainda acrescentaram que a Unreal Engine 5 poderá ser útil para animadores que utilizam de elementos 3D em animações ou para engenheiros que desejam projetar carros ou desenhar plantas tridimensionais.

O Unreal Engine 5 será compatível com os principais videogames da próxima geração, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X, e também com os dispositivos Android e iOS. Jogos de computador também poderão utilizar o novo motor gráfico, que terá uma exibição prévia no início do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:GamesPlayStationSony

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA