Nova espécie de caracol é batizada em homenagem a líder do The Clash
A Alviniconcha strummeri recebeu o nome em homenagem à Joe Strummer, vocalista da banda de punk rock
Da Redação
Publicado em 16 de dezembro de 2014 às 12h02.
Uma espécie de caracol marinho foi batizada em homenagem a Joe Strummer, vocalista da banda The Clash.
O animal é caracterizado pelos espinhos, que lhe conferem um visual parecido a de um punk do final dos anos 1970, época em que o The Clash era uma das principais referências do movimento musical e estético.
A Alviniconcha strummeri tem o tamanho de uma bola de golfe e vive cerca de 2 mil metros abaixo da superfície do oceano.
"Porque se parecerem com roqueiros punk dos anos 1970 e 1980, terem sangue roxo e viverem em um ambiente tão extremo, decidimos batizar uma das novas espécies em homenagem a um ícone do punk rock", afirma Shannon Johnson, pesquisadora do Instituto de Pesquisa do Aquário de Monterrey Bay, nos Estados Unidos.
Outras quatro espécies do caracol marinho foram identificadas no estudo publicado nesta terça-feira (16), mas apenas a strummeri tomou o nome emprestado de um músico.
Além do visual, o animal recebeu a homenagem pelo lugar onde vive. "O nome ressalta a natureza hardcore dos caracóis alviniconcha, que vivem no micro-habitat mais quente, acido e sulfídrico das fontes hidrotermais do Pacífico", afirma o estudo.