Tecnologia

Wikipedia muda protocolo de conexão para tornar a experiência do usuário mais segura

As plataformas da Wikimedia passam a utilizar o protocolo de segurança HTTPS

Wikipedia (Reprodução)

Wikipedia (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2015 às 12h23.

A Wikipedia, enciclopédia online, começa a utilizar HTTPS (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) para tornar a conexão do usuário mais segura. Na prática, todas as suas pesquisas no site serão criptografadas, o que aumenta sua privacidade, uma vez que dificulta a interceptação de tráfego de dados na internet.

O anúncio feito no blog Wikimedia, fundação dedicada a incentivar desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre, informa que a empresa passa a disponibilizar uma experiência segura em todas as suas plataformas na internet.

O objetivo da migração para HTTPS é proporcionar acessos mais seguros nas plataformas de conteúdo livre. Isso acontece por meio de uma criptografia, entre o dispositivo do usuário e o site que utiliza o protocolo de segurança, para evitar o fornecimento de dados transmitidos na conexão.

A partir da exibição de um cadeado ou pelo protocolo HTTPS em verde, na barra de endereços do navegador, o usuário pode confirmar a segurança da conexão de páginas online. Desse modo, torna-se mais difícil que os usuários tenham seus dados online monitorados por espiões ou entidades governamentais.

A fundação ressalta que o processo de migração de protocolo online demorou quatro anos para se concretizar. A migração dos conteúdos para o HTTPS está em fase final e todas as páginas contarão com o novo recurso de segurança nas próximas semanas. Conforme mencionado, basta ficar de olho no cadeado ao lado da URL quando você for consultar algo na Wikipedia.

Fonte: Wikimedia, The Next Web e ZDnet
 

Acompanhe tudo sobre:INFOWikipedia

Mais de Tecnologia

Com US$ 100 mi em caixa e apoio do vice-presidente dos EUA, app quer conquistar católicos no Brasil

Vision Pro vai receber ferramentas do Apple Intelligence

Meta adota filosofia de Jeff Bezos para lidar com funcionários insatisfeitos

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede