Tecnologia

Lojas brasileiras fazem hoje liquidação Boxing Day

Depois da Black Friday, mais uma liquidação anual ganha força no Brasil. É o Boxing Day, realizado no primeiro dia útil depois do Natal

As lojas online resolveram antecipar sua liquidação pós-natalina, que geralmente acontece em janeiro no Brasil (Reprodução)

As lojas online resolveram antecipar sua liquidação pós-natalina, que geralmente acontece em janeiro no Brasil (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 27 de novembro de 2012 às 09h55.

São Paulo — Já tradicional na Inglaterra, nos Estados Unidos e em outros países, a liquidação pós-natalina Boxing Day começa a ganhar força no Brasil. A promoção acontece nesta segunda-feira, primeiro dia útil depois do Natal, e envolve várias das principais lojas de varejo online, que oferecem descontos de até 70%.

Entre as lojas que aderiram ao Boxing Day no Brasil estão Submarino, Abril Shopping, Compra Fácil, Netshoes, Walmart, Dell e Saraiva. O site Busca Descontos – que também organizou a liquidação Black Friday, no dia 25 de novembro, no país –  montou uma página com as ofertas das lojas participantes.

A Dell, por exemplo, oferece um notebook Vostro 3550 por 2.099 reais. Segundo o Busca Descontos, o preço de tabela é 3.099 reais. Há um desconto de 1.000 reais, ou 32%. No Submarino, um televisor Philips com tela de LED full HD de 40 polegadas está à venda por 1.599 reais, 38% menos que o preço regular de 2.599 reais.

A e-bit, que monitora o comércio online no Brasil, avalia que, no ano passado, o Boxing Day movimentou 2,2 bilhões de reais no Brasil. Para este ano, a previsão é que as vendas sejam 20% maiores, chegando a 2,6 bilhões de reais. Se, de fato, a iniciativa fizer sucesso, as lojas estarão antecipando as liquidações pós-natalinas que, em geral, são feitas em janeiro no país.

O Boxing Day é feriado no Reino Unido, na Austrália, no Canadá e em outros países – geralmente ex-colônias britânicas. O nome parece ter vindo do fato de que, no passado, ingleses ricos costumavam distribuir caixas com presentes a seus empregados nesse dia.

Mais recentemente, as lojas passaram a aproveitar o dia para liquidar mercadorias que sobraram no estoque depois das vendas de Natal. Na Inglaterra, onde a tradição começou, há lojas que abrem de madrugada e é comum se formarem longas filas diante delas.

Acompanhe tudo sobre:Black Fridaye-commerceInternetLiquidaçõesPromoçõesSites

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA