Tecnologia

Jay Z compra serviços de streaming de música

O rapper americano gastou 56 milhões de dólares para adquirir os suecos WiMP e Tidal

jay z (Getty Images)

jay z (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2015 às 07h03.

O rapper Jay Z gastou 56 milhões de dólares para comprar a empresa de tecnologia sueca Aspiro, queo opera atualmente dois serviços de streaming: o WiMP e o Tidal.

Ambos os serviços são voltados para audiófilos, oferecendo recomendações diárias de faixas e discos, playlists personalizadas, entrevistas e áudio disponível em formato FLAC, sem perda de qualidade.

O WiMP foi o primeiro dos serviços a ser lançado, em 2010, e está disponível atualmente na Dinamarca, Alemanha, Noruega, Polônia e Suécia.

O Tidal, por sua vez, começou a operar nos Estados Unidos e no Reino Unido durante o ano passado.

Por 19,99 dólares mensais, os usuários do serviço podem acessar 25 milhões de faixas e 75 mil videoclipes, com áudio disponível para streaming e download no formato FLAC.

Tanto o WiMP como o Tidal estão disponíveis para Android, iOS e Windows Phone.

O rapper Jay Z comprou a Aspiro por meio de sua empresa Project Panther Bidco. A Schibsted, grupo de mídia sueco que é acionista majoritário na Aspiro, aceitou a oferta nesta sexta-feira (30).

A empresa do rapper afirma que estava acompanhando o desenvolvimento da Aspiro por algum tempo, descrevendo-a como "uma empresa inovadora de alta qualidade, com crescimento futuro promissor."

Jay Z segue os passos de outros músicos, que também investiram no campo da música digital nos últimos anos.

O cantor Neil Young conseguiu promover um crowdfunding bem sucedido de seu tocador de áudio Pono, que reproduz músicas em alta fidelidade.

O rapper Dr. Dre vendeu a Beats, sua empresa de fones de ouvido e streaming, para a Apple no ano passado, por 3 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:INFO

Mais de Tecnologia

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista

Galaxy S23 FE: quanto vale a pena na Black Friday?

iPhone 13: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?