Tecnologia

Apple anuncia novos MacBooks Pro com processador Haswell

O ponto mais importante da apresentação foram os chips, que passam a ser agora da quarta geração da Intel


	Phil Schiller apresenta a linha MacBook Pro 2013: modelos mais leves e com preço menor
 (Reprodução de EXAME.com)

Phil Schiller apresenta a linha MacBook Pro 2013: modelos mais leves e com preço menor (Reprodução de EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2013 às 18h23.

Em evento realizado nesta terça-feira, a Apple anunciou a nova geração de seu MacBook Pro. Já contando com tela Retina desde a última atualização, o notebook recebeu upgrades no processador e no armazenamento nas versões de 13 e de 15 polegadas.

O ponto mais importante da apresentação foram os chips, que passam a ser agora da quarta geração da Intel. No MacBook Pro de 13 polegadas, o processador será um i5 dual-core, com GPU Iris Graphics integrada, enquanto o de 15 polegadas contará com um i7 quad-core com a Iris Pro, mais poderosa – auxiliada por uma GeForce GT 750M.

Ambos os computadores contarão com memória flash baseada em PCIe, o que deve tornar a velocidade de leitura e gravação de dados mais alta.

A bateria do MacBook Pro menor promete durar 9 horas, enquanto a do maior, dado o tamanho da tela, aguentará uma hora a menos. Em termos de conexões, ambos contarão com Wi-Fi 802.11ac e portas Thunderbolt 2.

O MacBook Pro de 13 polegadas também ficou mais leve e mais fino, pesando agora mais ou menos 1,5 Kg e tendo apenas 1,8 cm de espessura fechado. Os dois computadores virão com OS X Mavericks e estarão disponíveis a partir desta terça, assim como o próprio sistema operacional – que chegará à App Store gratuito, vale mencionar.

Os preços de ambos, aliás, foram uma surpresa: a notebook menor será lançado começando nos 1.299 dólares, enquanto o maior custará a partir 1.999 – 200 dólares a menos que os da geração anterior.

Mac Pro – O computador cilíndrico, “esquecido” desde a WWDC, apareceu logo após a apresentação dos MacBooks. E apesar do formato estranho, ele é realmente poderoso: o processador será um Intel Xeon de quatro, seis, oito ou doze núcleos e 30 MB de cache L3. A memória RAM de até 64 GB será de alta frequência (1.866 MHz), enquanto a memória Flash de até 1 TB será baseada em PCIe, assim como a dos novos notebooks.

Em termos de vídeo, a máquina contará com duas placas AMD FirePro com 12 GB de memória GDDR5 VRAM no total, que permitirão ao Mac Pro se conectar a até 3 displays 4K. Em termos de conexões, serão 6 portas Thunderbolt 2, além das esperadas USB 3.0, o Bluetooth 4.0 e o Wi-Fi 802.11ac. O computador chegará às lojas em dezembro, custando 2.999 dólares na configurações com um Xeon de 3,7 GHz, 12 GB de RAM, duas FirePro e SSD de 256 GB.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMacBookMacBook ProNotebooksTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Startup aeroespacial chinesa se prepara para missões de recuperação de foguetes

Por que usar a IA generativa pode ser um diferencial para os advogados do futuro

Brasil já tem R$ 100 bilhões previstos para infraestrutura digital, diz Alckmin

V.tal deve vencer leilão da unidade de fibra óptica da Oi com oferta de R$ 5,68 bilhões