Tecnologia

Anatel quer antecipar licitação do 4G para 2011

Vendas de licenças de operação estavam previstas para 2012, mas cronograma deve ser antecipado por causa da Copa do Mundo de 2014

HTC EVO, primeiro smartphone da geração 4G  (.)

HTC EVO, primeiro smartphone da geração 4G (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja licitar as licenças para a quarta geração da telefonia celular (4G) no primeiro trimestre de 2011. Segundo a conselheira Emília Ribeiro que participou do 3º Seminário TelComp, em São Paulo, a agência resolveu antecipar o cronograma, por causa da Copa de 2014. "O serviço precisa estar em funcionamento em 2013."

Anteriormente, a previsão era de que as licenças fossem vendidas somente em 2012. O 4G, que utiliza tecnologia Long Term Evolution (LTE), permite comunicação de dados com velocidade de até 100 megabits por segundo (Mbps), comparada a 14,4 Mbps do 3G. As operadoras operariam na faixa de 2,5 GHz, que hoje é usada pelas empresas de MMDS, serviço de TV paga via micro-ondas.

As empresas de MMDS, que hoje ocupam um bloco de 190 MHz, terão sua capacidade reduzida para 50 MHz. Essas empresas chegaram a ameaçar ir à Justiça para não perder essas frequências, que serão vendidas para as celulares. Executivos de telecomunicações porém, consideraram exageradamente otimista a previsão da conselheira de licitar o 4G no começo de 2011. A Anatel tem uma agenda cheia até dezembro, tendo de decidir, por exemplo, sobre o texto dos novos contratos de concessão de telefonia fixa até o fim do ano.

Emília não revelou detalhes sobre a proposta de edital para o 4G afirmando somente que devem ser semelhantes aos leilões anteriores. Segundo a conselheira, a proposta está em análise na procuradoria da agência. "O edital deve ser colocado em consulta pública ainda este ano", afirmou a conselheira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia outras notícias sobre telecomunicações

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AnatelCelularesIndústria eletroeletrônicaTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital