Tecnologia

Nome de piloto automático da Tesla gera polêmica na Europa

No fim de semana, o Ministério dos Transportes da Alemanha disse que pediu à Tesla que parasse de usar o termo


	Carro da Tesla com piloto automático ligado: em 2015, a RDW aprovou a ferramenta Autopilot, da Tesla, para uso na Europa
 (David Paul Morris/Bloomberg)

Carro da Tesla com piloto automático ligado: em 2015, a RDW aprovou a ferramenta Autopilot, da Tesla, para uso na Europa (David Paul Morris/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2016 às 10h11.

A agência holandesa que aprovou o sistema de assistência ao motorista Autopilot, da Tesla, para uso na Europa está preocupada que o nome seja enganoso, disse uma porta-voz nesta segunda-feira, após a Alemanha pedir que a empresa pare de usar o termo em anúncios.

Therese de Vroomen acrescentou que, no entanto, ela não tinha certeza de que a agência - o Serviços de Tráfego em Rodovias da Holanda (RDW, na sigla em inglês) - tomaria qualquer atitude para dar seguimento às suas preocupações.

No fim de semana, o Ministério dos Transportes da Alemanha disse que pediu à Tesla que parasse de usar o termo Autopilot em propagandas porque poderia sugerir que a atenção dos motoristas não era necessária.

A Tesla disse em resposta a esse pedido que o termo autopilot (piloto automático) tem sido usado no setor aeroespacial há décadas para descrever um sistema operando em conjunto com um piloto humano e que a companhia sempre deixou claro aos clientes que o sistema precisa de um motorista atento em todos os momentos.

Em 2015, a RDW aprovou a ferramenta Autopilot, da Tesla, para uso na Europa. As preocupações da agência se relacionam apenas ao nome e não ao sistema em si.

Acompanhe tudo sobre:EuropaCarrosAutoindústriaVeículosMontadorasCarros elétricosTesla

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs