Tecnologia

Nokia cancela joint venture com Sanyo

Empresa finlandesa acredita que união de negócios com telefones celulares CDMA não teria o resultado esperado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h26.

Depois de chegar à conclusão de que não teria ganhos econômicos, a Nokia decidiu cancelar planos de uma joint venture com a japonesa Sanyo. "Sentimos que não seria do nosso interesse fazer um acordo. Ele se mostrou menos benéfico do que inicialmente previsto", disse o vice-presidente executivo da companhia finlandesa, Kai Öistämö.

Essa decisão é o segundo grande movimento estratégico do principal executivo da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, em uma semana. Na segunda-feira, a empresa anunciou a união das suas unidades de produção de telefones com a Siemens, em uma parceria avaliada em 25 bilhões de euros.

As tratativas para unir os negócios com telefones celulares CDMA da Nokia e da Sanyo foram anunciadas em fevereiro. Essa parceria poderia dar às duas empresas uma fatia de mercado combinada de mais de 20%. Com isso, ficariam ao lado da coreana Samsung, maior fabricante de celulares CDMA.

O CDMA é o principal rival do GSM, a tecnologia mais popular. A Nokia é o maior produtor mundial de telefones GSM. Em 2005, a empresa vendeu 34% dos 795 milhões de aparelhos negociados. A Nokia falhou, no entanto, em repetir esse sucesso com a tecnologia CDMA, largamente utilizada em países como Estados Unidos, Japão, Índia, China, Coréia e na América Latina.

"Além de um ecossistema já proibitivo financeiramente para o CDMA, acontecimentos recentes podem indicar que os negócios em mercados emergentes para CDMA estão mais desafiadores", disse a companhia finlandesa nesta quinta-feira. A Nokia afirmou que, no futuro, poderá participar de outros mercados de CDMA, com foco especialmente na América do Norte. A empresa planeja, no entanto, reduzir sua própria produção e pesquisa e desenvolvimento de CDMA até abril de 2007.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint