Tecnologia

Nokia Asha 205

Para quem não tem muito para investir, mas há a necessidade de gerenciar duas linhas ao mesmo tempo e de modo prático, o Asha é uma alternativa compacta e fácil de usar. Rodando o sistema S40, que contempla os aparelhos de baixo custo da Nokia, o Asha 205 não possui uma grande oferta de recursos […]

Asha 205 foto

Asha 205 foto

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 02h26.

logo-infolab

Para quem não tem muito para investir, mas há a necessidade de gerenciar duas linhas ao mesmo tempo e de modo prático, o Asha é uma alternativa compacta e fácil de usar. Rodando o sistema S40, que contempla os aparelhos de baixo custo da Nokia, o Asha 205 não possui uma grande oferta de recursos e aplicativos. Aliás, como na maioria dos celulares, o usuário ficará preso aos apps já disponíveis.

Sem Wi-Fi e sem 3G, conectividade não é o forte desse aparelho, que confia somente no Bluetooth e na rede GSM para trocar dados com outros dispositivos ou navegar na web com uma experiência na maioria das vezes frustrante. Para acessar versões mobile de redes sociais, no entanto, o navegador pode dá conta do recado. Mas é necessário aguardar, já que a velocidade é muito inferior à de redes 3G.

Paradoxalmente, o celular traz um botão do Facebook, que abre a rede social em um único clique. Esse, aliás, é um dos poucos recursos que tornam o Asha 205 mais interessante do que um celular comum e pode dar um gostinho de smartphone ao usuário. Com teclas bem espaçadas e bom layout, o teclado QWERTY completo oferece uma digitação ágil, confortável e fácil de se acostumar.

Pesando só 94 g, o aparelho é bastante agradável de manusear, mesmo não sendo muito compacto para um modelo com só 2,4 polegadas de tela. Esse é um de seus pontos fracos. Com só 320 por 240 pixels, o painel oferece uma qualidade baixa e a área reduzida torna o uso de aplicativos algo não muito agradável. Em nossos testes, a digitação de mensagens SMS não se mostrou incômoda, já que é possível ver boa parte da mensagem sem rolar a tela. Por outro lado, no Facebook o espaço pequeno pode ser frustrante.

Com 64 MB disponíveis para o usuário, a entrada para cartão microSD amplia a capacidade de armazenamento limitada. O player de vídeo aceita exclusivamente o formato 3GP, que oferece uma qualidade muito baixa, mas em contrapartida entrega arquivos com poucos megabytes. Para músicas, o player aceita arquivos MP3, WAV e M4A, que é o formato tradicional das gravações de aparelhos mais simples. O Asha 205 também traz sintonia de rádio FM, com uma interface prática.

A câmera, com 0,3 megapixels, faz imagens com qualidade sofrível e é um quebra-galho. Os vídeos são gravados em 176 por 144 pixels.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/8f21a9b027d522359a3c62ec593526b8

Ficha técnica

ConexãoGSM (2G)
SOS40
Processadornão identificado
Armazenamento64 MB + microSD
Tela2,4
Câmera0,3 MP
Peso94 g
Duração de bateria11h03min

Avaliação técnica

PrósDual SIM; uso simples; boa duração de bateria.
ContrasSem 3G; sem Wi-Fi; recursos escassos; câmera ruim.
ConclusãoAparelho para quem não se importa com plano de dados, mas precisa gerenciar duas linhas com praticidade e de forma básica. Preço é o principal atrativo.
Configuração6,6
Usabilidade6,8
Diversão3
Bateria5,1
Design7,2
Média5.6
PreçoR$ 229
Acompanhe tudo sobre:Nokia

Mais de Tecnologia

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições