Tecnologia

Nintendo Wii U

Avaliação de Leonardo Veras / Juntando o controle com sensor de movimentos que fez a fama do Wii e o conceito de duas telas do DS, o Wii U traz uma experiência diferente de tudo o que já se viu nos videogames atuais. Para começar, a atenção do jogador é dividida entre a TV e […]

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2013 às 10h00.

logo-infolab

Avaliação de Leonardo Veras / Juntando o controle com sensor de movimentos que fez a fama do Wii e o conceito de duas telas do DS, o Wii U traz uma experiência diferente de tudo o que já se viu nos videogames atuais. Para começar, a atenção do jogador é dividida entre a TV e o GamePad, um controle que combina uma tela de 6 polegadas com giroscópio e câmera, mas, mesmo assim, é leve e confortável de segurar. Cada jogo usa os recursos do tablet de uma forma diferente e pode combiná-los com comandos de controles comuns. No modo multiplayer, enquanto os jogadores que usam o Wiimote tradicional interagem com a tela da televisão, o usuário do GamePad assume outro papel. Ele pode, por exemplo, criar obstáculos no meio de uma partida de Super Mario Bros. U com um toque na tela. A bateria do controle especial, porém, durou 3 horas e 28 minutos nos testes do INFOlab, o que obrigou muitas interrupções das partidas. Outro ponto fraco são os gráficos dos jogos. Apesar de ser mais poderoso que o Wii original, a qualidade visual dos games não é muito superior à do PS3 ou do Xbox 360. O Wii U demora a carregar jogos e menus. A criatividade dos produtores de jogos para explorar os recursos do Wii U é que determinará se o novo videogame da Nintendo vai ou não fazer bonito na nova geração de consoles.

Avaliação de Lucas Massao / A nova geração de consoles está chegando e não há quem duvide disso.  Consequentemente, é de se esperar que novas funções e gráficos ainda mais realistas também façam parte dessa nova turma.

Uma das gigantes do mercado de games, a Nintendo, foi a primeira a mostrar o que essa geração pode mostrar. Juntando o modelo de duas telas do Nintendo DS e os movimentos proporcionado pelo Wiimote , o Wii U propõe uma experiência única.

Game Pad

De longe, a maior inovação que a Nintendo trouxe para essa nova geração. O que parece ser um tablet, na verdade é um acessório de 6 polegadas, tela sensível ao toque, câmera, infravermelho e um posicionamento de botões (ABXY, L1, L2, R1, R2 e

direcional), que causa nostalgia para os gamers mais antigos. A tela do Game Pad possibilita novas opções durante as jogatinas como mostrar informações extras e acessar menus, por exemplo. O visual é simples, mas o Game Pad é incrivelmente leve e possui uma interação quase instantânea com a TV.

Família reunida

É claro que os personagens mais que tradicionais da família Nintendo estão presentes. 

Mario, o encanador favorito dos gamers, já chegou usando o Game Pad. A campanha  single player do Super Mario Bros U pode ser jogada tanto na TV quanto diretamente pelo acessório. No multiplayer, o jogador que estiver com o Game Pad, pode usa-ló para criar obstáculos e paralizar inimigos, por exemplo.

Quem quer algo um pouco mais “hardcore” pode ficar tranquilo. Jogos como Bayonetta 2, Assassins Creed e Zombie U garantem uma diversão mais séria.

Bonito por fora

Analisando o console pelo seu hardware, o processador de três núcleos rodando a 1,2 GHZ não é muito superior ao do seu antecessor, o Nintendo Wii.  E isso se reflete com gráficos bonitos, mas que não saltam aos olhos. As produtoras vão ter que se dobrar para produzir jogos que consigam rodar de uma maneira satisfatória no novo console. 

Além do jogo

Os consoles atuais não servem só para jogar e não são feitos só para gamers. O Wii U peca nesse ponto. Diferentemente do PS3 e do XBOX 360, o console não reproduz dvd´s ou bluray, impossibilitando-o de reproduzir filmes. Você pode jogar os seus jogos de Wii e até utilizar os controles do antigo console, mas é só isso.

Se você quer que seu Wii U seja um centro de mídia, o Netflix é a única opção. Serviços de streaming de vídeo como Amazon, Tvii e Hulu estão disponíveis no console, mas não no Brasil.

Caiu na rede

Jogar multiplayer online é uma das atividades favoritas dos gamers atuais. Nesse aspecto o Wii U não é muito diferente do seu antecessor. Os jogos atuais não se aproveitam muito do recurso online. O grande destaque fica para o Miiverse. Como a própria palavra diz, o Miiverse é como se fosse um “universo”, uma rede social dividida em jogos onde os jogadores podem conversar, pedir ajuda para passar de alguma fase e dar suas opiniões sobre os jogos.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/84d299187327720593b6fc09cd21e180

Ficha técnica

ProcessadorIBM Espresso 1,2 GHz tri core
Armazenamento32 GB
ConexõesHDMI, AV, 4 USB, microSD, Wi-Fi e Bluetooth

Avaliação técnica

PrósO Game Pad permite adicionar novas funções nos jogos e dá um ar novo ao gameplay
ContrasA falta de aplicativos de mídia ainda deixa o Wii U sendo só um videogame
ConclusãoNintendo continua dando prioridade à diversão e o Wii U cumpre a tarefa, mas peca nos quesitos de hardware e adaptação com outras mídias
Jogos8,5
Controles9,5
Configuração7,5
Conectividade 7
Design8,1
Extras8,3
Média8.2
PreçoR$ 1.899
Acompanhe tudo sobre:Consoles para jogosGamesNintendo

Mais de Tecnologia

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

O que faz a CrowdStrike, empresa por trás do apagão cibernético

Mais na Exame