Tecnologia

Site de streaming de games cresce no Brasil e já tem 15 mi de usuários

Gerente da Nimo Tv no Brasil fala sobre momento atual da plataforma e expectativas para o futuro

Dois anos de Nimo TV: Cerol, streamer da plataforma, jogando Free Fire no computador (Nimo TV/Divulgação)

Dois anos de Nimo TV: Cerol, streamer da plataforma, jogando Free Fire no computador (Nimo TV/Divulgação)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 14 de setembro de 2020 às 09h00.

Última atualização em 14 de setembro de 2020 às 10h15.

Nesta terça-feira, 15, a plataforma de streaming Nimo TV completa dois anos desde que chegou ao Brasil, em 2018. Até o momento, a plataforma já conquistou mais de 15 milhões de usuários mensalmente ativos, que acompanham diversas categorias de jogos eletrônicos.

Versão global da chinesa Huya Tv e operada pela Tencent, a Nimo hoje é casa dos maiores nomes de jogos como Free Fire e Grand Theft Auto V. Concorrente direta da plataforma Twitch, a Nimo chegou ao Brasil com uma equipe formada inteiramente por brasileiros, com o objetivo de conquistar um novo público local.

A chegada da plataforma no país coincidiu com o começo do sucesso de Free Fire, jogo de batalha real para dispositivos móveis. A Nimo, portanto, começou com foco em jogos mobile e hoje transmite, com exclusividade, grandes equipes competitivas - como Loud e Los Grandes.

Segundo Rodrigo Russano, gerente da marca no Brasil, a Nimo conseguiu crescer pela praticidade. "Grande parte dos usuários que cresceram na plataforma começaram realizando transmissões sem grandes equipamentos, apenas com o celular", disse Russano. Um exemplo é o streamer Cerol, cujo nome verdadeiro é Lucio dos Santos Lima, que começou no Free Fire pela plataforma e hoje é um dos produtores de conteúdo mais conhecidos da plataforma.

Embora o foco inicial tenha sido no Free Fire, Russano comentou que está havendo um crescimento para categorias de jogos variados e lifestyle. League of Legends, Valorant, PUBG e conteúdos como desenho e dança estão crescendo bastante na plataforma. A entrada de equipes esportivas como Kabum e Santos, que competem em vários jogos, também chamou mais público para a Nimo TV", completou Russano.

O gerente disse que 65% do público assiste a esportes eletrônicos, e o Brasil é hoje o país com retorno mais relevante entre os 14 países onde a Nimo TV já está operando.

Questionado sobre o aumento da presença de conteúdo de League of Legends na plataforma, Russano acredita que o novo modelo do Campeonato Brasileiro de LoL irá impactar bastante o cenário e fazer com que o jogo tenha uma audiência ainda maior na plataforma.

Em comparação com a Twitch, uma de suas principais rivais no mercado brasileiro, a Nimo Tv ainda possui um público menor. Com mais de 140 milhões de usuários ativos globalmente, o Brasil representa o segundo país que mais consome conteúdo da Twitch no mundo, de acordo com uma análise realizada pela Labs News.

Durante a pandemia, a Nimo cresceu mais de 25%. Russano acredita que o foco em inclusão tecnológica torne a plataforma bastante acessível para qualquer um que quiser realizar transmissões ao vivo, independente do tema. Com um investimento de mais de 460 milhões de dólares da Tencent, a Nimo Tv hoje almeja expandir para o maior número de categorias possível.

Desde a chegada da plataforma no país, foram mais de 50 milhões de downloads do aplicativo. Para o futuro da plataforma, Russano comentou que irão anunciar parceria com nomes relevantes do cenário de jogos e eSports - mas não especificou uma data para os novos anúncios.

Acompanhe tudo sobre:BrasilChinaJogosStreamingTencent

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA