Netflix começa a testar jogos dentro do app para usuários na Polônia
Empresa anunciou dois games mobile da série Stranger Things, que estão disponíveis para assinantes
Thiago Lavado
Publicado em 26 de agosto de 2021 às 14h33.
Última atualização em 26 de agosto de 2021 às 14h41.
A Netflix anunciou que iria entrar no mercado de games e já começou. A empresa anunciou nesta quinta-feira, 26, que está disponibilizando dois jogos da franquia Stranger Things para usuários de seu app na Polônia.
Inicialmente os jogos estarão disponíveis apenas em smartphones e apenas para o sistema operacional Android. No tuíte, publicado em polonês, a empresa afirma que está apenas nos passos iniciais e que ainda tem muito trabalho a fazer nos próximos meses.
Os jogos, chamados de Stranger Things: 1984 e Stranger Things 3, não têm publicidade, tampouco compras dentro do aplicativo e estão incluído atualmente dentro da assinatura que os usuários já têm da Netflix. Além disso, os games funcionam via download: é preciso baixá-los no smartphone, já que eles não funcionam via streaming.
É incerto quando os games serão expandidos para outros mercados e até mesmo se o modelo de negócios continuará assim no futuro, já que usualmente o mercado de games depende de publicidade, compra de jogos ou compras dentro do jogo. Por enquanto a empresa está trabalhando a ação como uma forma de trazer ainda mais conteúdo para seus assinantes.
O novo horizonte para a empresa pode ser resultado de um período de queda de assinaturas: no último balanço trimestral, a Netflix apurou 1,5 milhão de novos assinantes — a imensa maioria em mercados em expansão, como a Ásia. Nos Estados Unidos, a Netflix perdeu 430.000 usuários pagos no período.
A companhia afirmou que o número estava dentro do esperado e que perdeu muitos assinantes porque, bem, tinha muitos assinantes: são quase 210 milhões de usuários pagantes do serviço.
A imersão no mundo dos games é considerada arriscada por alguns analistas. Se a Netflix foi a empresa que desbravou o mercado de entretenimento via streaming, não será a primeira a entrar no de games, que tem outros gigantes tentando vencer, de Apple e Google a Microsoft e Amazon, todos eles investindo pesado para competir com empresas e plataformas há muito tempo estabelecidas, como Epic Games e Steam, por exemplo.