Lucro da Amazon recua 39% no ano passado
Concorrência com outras empresas de varejo online e concentração das vendas em poucos produtos prejudicaram o desempenho
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.
A Amazon, maior empresa de comércio eletrônico do mundo, encerrou o ano passado com um lucro líquido de 359 milhões de dólares, o que significa uma queda de 39% sobre os 588 milhões registrados em 2004. Segundo a companhia, os números foram prejudicados pela deterioração da taxa de câmbio nos países em que atua, pelo aumento dos impostos e por questões legais. Mas, para os analistas, o desempenho reflete a vulnerabilidade do modelo de negócios da Amazon.
O lucro operacional caiu de 440 milhões de dólares para 432 milhões entre 2004 e 2005. A companhia atribuiu o recuo ao impacto negativo de processos judiciais nos quais foi derrotada, que geraram dispêndios de 40 milhões de dólares. A taxa de câmbio desfavorável também acarretou perdas de 8 milhões. Em relação ao lucro líquido, a empresa responsabilizou o aumento de 95 milhões de dólares em impostos pagos. No ano anterior, a Amazon havia obtido benefícios fiscais de 233 milhões.
Para os analistas, porém, as questões contábeis não justificam os resultados, de acordo com o americano The Wall Street Journal. Para Anthony Noto, analista da Goldman Sachs, os números refletem a concentração das vendas da Amazon em um pequeno número de categoria de produtos, o que aumenta sua vulnerabilidade diante de outros concorrentes. Além disso, as outras empresas de varejo online têm se tornado mais agressivas para conquistar mercado.
Um reflexo da disputa pelos consumidores foi a evolução do faturamento da Amazon, que passou de 2,54 bilhões de dólares para 2,98 bilhões. A cifra ficou um pouco abaixo das expectativas de mercado, que esperava algo superior a 3 bilhões.
Há dúvidas também sobre quando os investimentos realizados pela empresa começarão a dar retorno aos acionistas. "Parece que a Amazon é uma empresa que permanecerá para sempre na fase de investimento", afirmou Safa Rashtchy, analista da Piper Jaffray.
Para 2006, a Amazon espera um crescimento entre 16% e 23% de sua receita líquida, o que representaria um total de 9,85 bilhões a 10,45 bilhões de dólares. A empresa, contudo, não afasta a possibilidade de uma nova queda nos lucros. Os ganhos operacionais, por exemplo, podem recuar 14%, para 370 milhões; ou subir até 18%, para 510 milhões.