Tecnologia

Gates faz a primeira apresentação da nova versão do Windows

Batizado de Vista, novo sistema operacional tem foco no entretenimento digital

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h28.

Já é possível ter uma idéia de como será o Vista, o novo sistema operacional da Microsoft, que irá substituir o Windows a partir do próximo semestre. Algumas das funcionalidades foram apresentadas pelo próprio Bill Gates, na abertura da Consumer Eletronics Show, em Las Vegas, a principal feira de eletrônicos dos Estados Unidos.

Pela demonstração de Gates, fica clara a vocação do novo sistema operacional para o mundo do entretenimento. O Vista terá como um de seus pilares o software Media Center, cuja função é facilitar o armazenamento de músicas e filmes e programação de TV. Em seu discurso, um dos mais aguardados do ano pelo mundo da tecnologia, Gates repetiu o compromisso com o que chama de "estilo de vida digital". "O software vai entrar em nossas vidas e tornar tudo mais simples e mais eficientes." Na visão da Microsoft, os computadores vão armazenar e organizar todo o entretenimento da casa. O PC será uma central, que alimentará a TV, o aparelho de som, o telefone celular e assim por diante.

Outro passo nessa direção foi o anúncio da Urge, uma nova loja online para a venda de vídeos e músicas. O projeto será um concorrente direto da loja iTunes, da Apple, hoje líder absoluta na venda de arquivos digitais. O modelo de negócios, porém, será um pouco diferente. Além das opções de compra de downloads, os consumidores poderão também pagar uma assinatura mensal e ter acesso ilimitado aos arquivos da loja. Os downloads comprados na loja não serão compatíveis com o tocador de MP3 mais popular do mundo, o iPod.

A concorrência pela venda de conteúdos digitais deve aumentar ainda mais. Segundo reportagem do Wall Street Journal, o Google também vai lançar uma loja virtual nos moldes do iTunes. A idéia seria atrelar o serviço de busca de vídeos a um serviço de venda de downloads. Segundo o jornal, o Google já teria acordos de distribuição do conteúdo da rede CBS e da liga de basquete profissional do país, a NBA.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China tem 966 milhões de usuários de telefonia móvel 5G

Como diminuir as barreiras para aplicações de computação quântica no setor de energia?

Disputa entre Gradiente e Apple tem definição no TRF

Veja como escolher uma boa ferramenta de BI