Tecnologia

Cisco tenta reforçar portfólio de produtos para consumidor final

Empresa negocia compra da Scientific-Atlanta, companhia especializada em tecnologias de convergência digital para TV e internet

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h16.

Voltada durante muito tempo para grandes clientes corporativos e para a montagem de redes de dados governamentais, a Cisco planeja dar mais um passo no redirecionamento de suas atividades para os consumidores finais. A companhia pretende adquirir a americana Scientific-Atlanta por 6,6 bilhões de dólares. A empresa é especializada em tecnologias de convergência digital para TV, internet e telefonia, entre outros.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, a oferta não deixa dúvidas sobre a disposição da Cisco em liderar o mercado de equipamentos para convergência digital, à medida que a internet evolui na direção de diluir negócios antes separados em entretenimento, transmissão de voz e transmissão de dados. Até o momento, a disputa por equipamentos para convergência era polarizada entre a Motorola e a Scientific-Atlanta.

Ao comprar a Scientific-Atlanta, a Cisco terá acesso a um mercado estratégico o de set-top boxes, como são conhecidos os terminais de acesso que, ligados à TV, captam os sinais digitais. O avanço tecnológico desses terminais determina, em grande medida, o tipo de conteúdo que pode ser acessado pelos televisores. Cerca de 40% do mercado americano de set-top boxes é dominado pela Scientific-Atlanta, o equivalente a 56 milhões de aparelhos. Seu maior cliente é a divisão de TV a cabo da Time Warner.

A disputa pelo mercado de terminais de acesso tende a se intensificar. Nos Estados Unidos, cerca de 300 milhões de televisores analógicos necessitarão de algum tipo de conversor para captar sinais digitais até 2009. Ao mesmo tempo, companhias telefônicas como a SBC Communications e a Verizon aceleram o passo para prover serviços também via TV.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital

Na Finlândia, o medo da guerra criou um cenário prospero para startups de defesa

Brasileiros criam startup para migrar tuítes antigos para o Bluesky