Tecnologia

Montagem de Angra 3 deve ter início em janeiro de 2014

Rio - A montagem eletromecânica da usina termonuclear Angra 3, em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio, precisa começar em janeiro de 2014 para que se cumpra a previsão...

Angra (Reprodução)

Angra (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

Rio - A montagem eletromecânica da usina termonuclear Angra 3, em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio, precisa começar em janeiro de 2014 para que se cumpra a previsão de início de operações, atualmente estabelecido para maio de 2018.

A estimativa é do assistente da Presidência da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães. O executivo informou ainda que o orçamento total de construção da usina pode ultrapassar a projeção atual, de R$ 13 bilhões.

"Se tiver atraso, vai complicar", afirmou Guimarães, pouco antes de dar palestra nesta terça-feira, 30, em seminário sobre energia elétrica, promovido pela Apimec Rio.

A licitação para seleção do consórcio responsável pela montagem eletromecânica da usina corre risco de atrasos, porque está paralisada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O tribunal considerou o valor da licitação, de R$ 2 bilhões, muito elevado.

A previsão para a entrada em operação de Angra 3 foi adiada de 2016 para 2018. O atraso deverá elevar o investimento necessário, segundo Guimarães. Uma nova estimativa deverá ser anunciada até o fim do ano e, embora possa não ser muito grande, sofrerá o peso da inflação.

"O IPCA é cruel", disse Guimarães, referindo-se ao índice de inflação medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e usado pelo governo para balizar as metas.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaEnergiaINFOEnergia nuclear

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint