Tecnologia

Mini PC Banana Pi será fabricado no Brasil, diz diretor

O computador de baixo custo Banana Pi, produzido pela chinesa LeMaker, será fabricado no Brasil após um acordo


	Pessoa usando o computador: Banana Pi é um minicomputador criado a partir de uma única placa de circuito integrado
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Pessoa usando o computador: Banana Pi é um minicomputador criado a partir de uma única placa de circuito integrado (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2015 às 18h16.

São Paulo - O computador de baixo custo Banana Pi, produzido pela chinesa LeMaker, será fabricado no Brasil após um acordo do grupo asiático com a organização brasileira sem fins lucrativos Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC).

A informação foi divulgada nesta quarta-feira durante evento sobre software livre realizado no parque tecnológico da hidrelétrica Itaipu Binacional. O anúncio foi feito pelo diretor executivo da Linux International, Jon Hall, afirmou a companhia de energia em comunicado à imprensa.

O Banana Pi é um minicomputador criado a partir de uma única placa de circuito integrado. O dispositivo tem processador da britânica ARM e diversas opções de conectividade.

Hall, porém, não informou quando o dispositivo começará a ser produzido pelo LSI-TEC em parceria com a LeMaker. Representantes do LSI não puderam comentar o assunto de imediato.

"Esses computadores serão opensource (código aberto), o que permitirá que qualquer um projete sua placa como quiser. A previsão é que custem entre 40 e 45 dólares aqui no Brasil", afirmou Hall, segundo comunicado da Itaipu Binacional.

Os primeiros 20 mil computadores devem ser comercializados a preço de custo para organizações sem fins lucrativos, como universidades e laboratórios de pesquisa, disse Hall segundo o comunicado.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresLinuxPreços

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025