Microsoft pode encerrar sistema Windows RT
A Microsoft pode abandonar o projeto do Windows RT, sua versão do sistema operacional para tablets que rodem com processadores ARM
Da Redação
Publicado em 27 de novembro de 2013 às 17h51.
A Microsoft pode abandonar o projeto do Windows RT, sua versão do sistema operacional para tablets que rodem com processadores ARM, segundo comentários feitos por uma executiva da empresa.
Julie Larson-Green, vice-presidente executiva de Dispositivos e Estúdios da Microsoft, disse que a empresa possui um pacote completo do sistema operacional com o Windows, Windows Phone e Windows RT, mas afirmou que a companhia não pretende manter três versões.
Durante um seminário da UBS, Larson-Green sugeriu que a decepção com o Windows RT, que roda apenas em dispositivos da Microsoft e Nokia, pode levar ao abandono completo do sistema.
Os comentários de Larson-Green também levaram analistas a afirmar que as declarações marcam o começo da derrocada do Windows RT.
Em entrevista ao jornal The Guardian, o analista Richard Windsor as declarações deixam claras as intenções da Microsoft em encerrar o Windows RT o mais breve possível.
Para Windsor a Microsoft não deve lançar uma terceira versão do tablet Surface e a Nokia não deverá desenvolver um sucessor do tablet Lumia 2520, ambos são os únicos modelos que rodam o Windows RT.
O Windows RT é um filho órfão da Microsoft. Esse sistema deverá ser silenciosamente desativado em meados de 2014, afirmou Windsor.
O Windows RT foi lançado em outubro de 2012, juntamente com a versão completa do Windows 8. Baseado em chips ARM que usam menos energia, a versão foi criada para ser usada em smartphones e tablets.
Mas a falta de aplicativos e a confusão criada para explicar as diferenças dos sistemas operacionais levaram a uma baixa procura pela versão.
Parceiros tradicionais da Microsoft como Samsung e Asus se recusaram a vender dispositivos com o Windows RT, pois os resultados não teriam sido satisfatórios.