Excel no iPad: o app deixa de exigir uma assinatura do Office 365 para edição de planilhas (Montagem de EXAME.com com imagens da Microsoft e da Apple/Site Exame)
Maurício Grego
Publicado em 6 de novembro de 2014 às 15h29.
São Paulo -- Uma atualização liberada hoje pela Microsoft para seus aplicativos móveis da série Office traz ótimas notícias para os usuários. Agora, os apps Excel, Word e PowerPoint para iPhone e iPad permitem editar documentos de graça. E as versões para tablets com Android já estão em testes.
Até agora, os apps da série Office para iPad exigiam uma assinatura do serviço Office 365 (que custa desde 169 reais por ano) para edição de documentos. Sem essa assinatura, era possível apenas visualizar textos, planilhas e apresentações – mas não editá-los.
Com a mudança na política de preço da Microsoft, os recursos de edição passam a ser gratuitos nos aplicativos móveis. Apenas funções de trabalho em grupo continuam sendo exclusivas de quem tem o Office 365.
Segundo a Microsoft, dos cerca de 1 bilhão de usuários de Office no mundo, 7 milhões são assinantes das edições para uso pessoal e familiar do Office 365. A empresa também diz que o Office para iPad já teve 40 milhões de downloads.
iPhone e iPod touch
Outra novidade dos apps Word, Excel e PowerPoint para iOS é que eles agora funcionam também no iPhone e no iPod touch. Antes, eles eram exclusivos para o iPad. A Microsoft oferecia outro aplicativo, o Office Mobile, que permitia visualizar os documentos no iPhone.
A atualização de hoje ainda traz a integração com o Dropbox, que já havia sido anunciada antes. O usuário pode conectar sua conta no Dropbox aos aplicativos do Office. Assim, ele passa a ter acesso a arquivos armazenados na nuvem tanto no Dropbox como no OneDrive, da própria Microsoft. Só faltou a integração com o Google Drive.
Os apps da série Office estão entre os melhores para edição de documentos, planilhas e apresentações no iOS. Nessa plataforma, seus concorrentes mais fortes são os apps da série iWork (Pages, Numbers e Keynote), da própria Apple.
Até agora, os apps da Apple tinham a vantagem de ser gratuitos (para quem comprou um iPhone ou iPad depois de setembro de 2013), enquanto os da Microsoft eram pagos. Agora que o Office também é gratuito, o preço deixa de ser um critério de escolha.
Android e Windows 10
A Microsoft também iniciou os testes beta dos apps Word, Excel e PowerPoint para tablets com Android. Por enquanto, é um teste fechado, só para convidados. Quem estiver interessado em participar pode requisitar um convite no site da Microsoft.
O Office para Android deve ser liberado para o público geral no início de 2015. Também em 2015 deve ficar pronto o Office para tablets com Windows 10. Curiosamente, a Microsoft deixou sua própria plataforma móvel em último lugar nesse cronograma.