Microsoft fará 120 mil óculos de realidade aumentada para Exército dos EUA

Contrato de 21 bilhões de dólares prevê fornecimento de aparelhos a soldados americanos durante 10 anos

A Microsoft fechou um acordo com o exército dos Estados Unidos para fornecer, durante 10 anos, um total de 120.000 aparelhos de realidade aumentada.

De acordo com a agência Bloomberg, o contrato é o maior do tipo já fechado com a tecnologia, avaliado em 21,9 bilhões de dólares.

Em 2018, a empresa já havia acordado com o exército o fornecimento de protótipos de aparelhos chamados de "sistema de visão aumentada integrado" (IVAS, na sigla em inglês), um contrato de 480 milhões de dólares.

O novo contrato parece ser uma evolução do IVAS, não mais apenas um protótipo, em conjunto com o óculos da empresa, chamado HoloLens. A versão padrão, vendida a consumidores, custa 3.500 dólares cada aparelho e permite ao usuário ver "hologramas" e instâncias virtuais sobre o ambiente observável e interagir com essa tecnologia usando gestos e vozes.

"O IVAS, baseado no HoloLens e funcionando nos serviços em nuvem Microsoft Azure, entrega uma plataforma que manterá os soldados mais seguros e os fará mais efetivos. O programa entrega percepção melhorada, permitindo acesso e compartilhamento de informações e tomada de decisão em uma variedade de cenários", disse Alex Kipman, especialista em tecnologia da Microsoft, em uma publicação no blog da empresa.

Não é a primeira parceria da gigante de tecnologia com a Microsoft. Em 2019, a empresa venceu a Amazon em um contrato de fornecimento de processamento em nuvem ao Pentágono, em um negócio de 10 bilhões de dólares.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.