EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h27.
Antigas rivais da Microsoft, a TiVo e a LG Electronics estão se tornando peças importantes na estratégia de Bill Gates para dominar o mercado de softwares para mídia digital e entretenimento. A empresa tem procurado os fabricantes de produtos eletrônicos para firmar parcerias. "A Microsoft precisa ser um bom parceiro ou as empresas resistirão à sua plataforma", afirmou Rick Sherlund, analista do Goldman Sachs, ao jornal britânico Financial Times.
Segundo Sherlund, fabricantes de equipamentos digitais podem ambicionar a criação de seus próprios softwares. Não seria a primeira vez que a Microsoft enfrenta empresas que sonham concorrer e eventualmente superar a maior companhia de software do mundo. IBM, Apple e Netscape são apenas alguns dos peso-pesados do mundo digital que foram derrotados por Gates.
Mas, segundo os analistas, a cooperação com antigos rivais (sobretudo os fabricantes de produtos eletrônicos) está se tornando uma estratégia central para a Microsoft. Seus recentes movimentos incluem uma parceria com a TiVo, fabricante de gravadores digitais de vídeo, LG Electronics e Panasonic.