Tecnologia

Microsoft desiste de Live Spaces e migra usuários para o WordPress

Plataforma da fabricante do Windows será encerrada em seis meses

Site do Live Spaces avisa sobre a mudança (.)

Site do Live Spaces avisa sobre a mudança (.)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2010 às 17h48.

São Paulo - A Microsoft afirmou nesta segunda-feira (27) que irá descontinuar o serviço Windows Live Spaces, uma de blogs que integra contas do Windows Live Messenger e outros recursos de redes sociais. Para não deixar os usuários na mão, a empresa anunciou uma parceria com a empresa Automattic para migrar todas as contas para a plataforma WordPress.com.

Segundo a Microsoft, o Live Spaces conta hoje com mais de 30 milhões de usuários. A plataforma WordPress, por sua vez, é usada em mais de 26 milhões de sites e estaria presente em 8,5% de toda a web. "Então, ao invés de ter o Windows Live como concorrente, decidimos que a melhor coisa que poderíamos fazer para nossos clientes era dar-lhes uma ótima solução para blogs com o WordPress.com", afirma Dharmesh Mehta, diretor da divisão Windows e Windows Live, em um post no blog oficial da Microsoft.

O anúncio oficial da parceria foi feito no evento TechCrunch Disrupt, em São Francisco, nos Estados Unidos, por Mehta e Toni Schneider, presidente-executivo da WordPress.com. Mehta destaca que a empresa se interessou pelo serviço do WordPress.com porque este apresenta características como "uma plataforma escalonável, líder em proteção contra spam, que oferece grandes possibilidades de personalização e customização".

A partir de agora, quem entrar no Live Spaces, encontrará uma tela anunciando a possibilidade de migração para o WordPress.com. É possível escolher a opção de migrar imediatamente, adiar o processo, baixar todo o conteúdo já publicado ou deletar definitivamente o blog. Segundo a Microsoft, nenhum post, comentário ou foto será perdido e as URLs antigas serão redirecionadas para o novo blog. Usando o aplicativo Messenger Connect, o usuário pode ainda compartilhar novas informações do blog automaticamente com os contatos do comunicador instantâneo.

Para usuários novos da rede Windows Live, o processo de criação de um blog já será feito no WordPress.com. Ainda de acordo com a Microsoft, quando o pacote de ferramentas Windows Live Essentials 2011 for lançado em sua versão final, o programa Windows Live Writer também usará o WordPress.com como opção padrão de blog.

Lançado em dezembro de 2004, inicialmente com o nome de MSN Spaces, o Windows Live Spaces deve ser encerrado completamente dentro de seis mses.

Leia outras notícias sobre a Microsoft ou sobre blogs

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:BlogsEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaInternetMicrosoftSitesTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA