Tecnologia

Microsoft atinge lucro líquido de US$ 15,5 bilhões no 3º trimestre fiscal

Crescimento se justifica na manutenção do trabalho remoto e na alta demanda por serviços da nuvem Azure

O serviço de nuvem Azure cresceu 50% no último trimestre (Mike Blake/Reuters)

O serviço de nuvem Azure cresceu 50% no último trimestre (Mike Blake/Reuters)

Microsoft teve no primeiro trimestre faturamento acima do esperado por analistas: atingiu lucro líquido de 15,5 bilhões de dólares em seu terceiro trimestre fiscal, equivalente a 2,03 dólares de lucro por ação (LPA), um avanço de 45% por ação frente igual período do ano anterior, segundo balanço divulgado nesta terça-feira, 27.  

A alta segue puxada pelos novos hábitos da pandemia. Com maior número de de computadores e softwares de trabalho remoto, devido ao isolamento social e adoção deliberada de home office.

Só no ano passado, o aplicativo de trabalho online Teams cresceu mais de 1.000%. Tal desempenho ainda soma forças nos bons resultados apresentados nesta quarta-feira pela empresa fundada por Bill Gates.

“Ao longo de um ano de pandemia, as curvas de adoção digital não estão diminuindo. Elas estão acelerando, e é apenas o começo”, afirmou no balanço Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Estamos construindo a nuvem para a próxima década, expandindo e inovando em todas as camadas de tecnologia para ajudar nossos clientes a serem resilientes e a se transformarem”, prometeu.

Crescimento robusto

A Microsoft deve se manter equilibrada na bolsa principalmente pela expansão dos serviços de nuvem, onde só perde atualmente para a Amazon.

O serviço Azure viu um crescimento de 50% no último trimestre e deve seguir com as boas vendas.

Na conta futura também entra a aquisição, feita no início deste mês, da empresa de inteligência artificial Nuance Communications, em um acordo de 26 bilhões de dólares.

O CEO da companhia, Satya Nadella, acredita que a Nuance ajudará a empresa a capturar market share em aplicações tecnológicas do setor de saúde, onde o uso de inteligência artificial é essencial. “Este é um projeto que deve se tornar uma das fontes de receita de crescimento mais rápido com software de infraestrutura em nossa história”, declarou Nadella.

Não perca as últimas tendências do mercado de tecnologia. Assine a EXAME.

Acompanhe tudo sobre:BalançosMicrosoft

Mais de Tecnologia

Por que um objetivo final é chamado de “Santo Graal”?

Comitê da ONU finaliza tratado internacional histórico sobre cibercrime

Justiça proíbe WhatsApp de compartilhar dados de usuários brasileiros com empresas do grupo Meta

WhatsApp ganha buscador de figurinhas similar ao de GIFs animados

Mais na Exame