Tecnologia

Microsoft apresentará assistente virtual em abril, diz site

A chamada Cortana pode chegar ao Windows Phone ainda neste ano

Cortana (Reprodução/HaloWikia cortana)

Cortana (Reprodução/HaloWikia cortana)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 18 de janeiro de 2014 às 10h32.

Depois da Siri, da Apple, e do Google Now, do Google, a Microsoft vai lançar o seu próprio assistente pessoal virtual em abril. A informação foi divulgada pelo site MSFT Nerd, que é especializado em notícias da fornecedora do Windows. Cortana seria o nome do novo recurso de voz da Microsoft.

Abril é o mês da conferência de desenvolvedores da empresa, a chamada Build, e também é um evento que costuma ser marcado por novidades. A nova assistente virtual poderia traçar uma rota, informar a previsão do tempo e quando é a sua próxima reunião - tudo isso por comando de voz.

A Cortana teria integração direta com o Bing para realizar pesquisas, assim como a Siri, da Apple. A frase de ativação do assistente pessoal será "Bing, tell me..." (Bing, me diga...). O novo recurso estará disponível em dispositivos móveis com o sitema Windows Phone, segundo o site.

Em 2015, a Cortana chegará ao Xbox One e ao Windows para desktops. Assim como aconteceu com o Google Now no ano passado, o assistente pessoal deverá chegar ao aplicativo para iPhones no mês de setembro, de acordo com a publicação.

Vale ressaltar que Cortana é o mesmo nome de uma personagem do jogo Halo, que é inteligência artifical 1ue dá ao protagonista Master Chief informações táticas e conta a história por trás de cada acontecimento na série. Contudo, o codinome pode ser provisório. Há um rumor na imprensa internacional de que até mesmo a voz de Cortana seria a mesma do game, que é dublada por Jen Taylor.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaINFOMicrosoftSmartphonesTecnologia da informaçãoWindows Phone

Mais de Tecnologia

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

O que faz a CrowdStrike, empresa por trás do apagão cibernético

CrowdStrike: CEO diz que problema que derrubou sistemas Windows está solucionado

Mais na Exame