Tecnologia

Metade dos usuários de smartphone nos EUA não usam GPS

Em metade dos aparelhos, o GPS não é usado. O motivo pode ser a vida curta da carga da bateria

Google Maps no Android: metade dos usuários deixa do GPS do smartphone desligado (Reprodução)

Google Maps no Android: metade dos usuários deixa do GPS do smartphone desligado (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2011 às 12h08.

São Paulo -- A maioria dos smartphones atuais possui o recurso de GPS, mas apenas 55% dos americanos utilizam a ferramenta para obter rotas e recomendações geográficas, segundo uma pesquisa realizada pela Pew Internet e pela American Life Project.

As empresas de consultoria examinaram três tipos de atividade envolvendo a geolocalização: buscas de serviços (mapas, rotas e recomendações baseadas na localização), serviços geosociais (Foursquare e Gowalla) e redes sociais que incluem automaticamente a localização geográfica do usuário (Twitter e Facebook).

A facilidade com que os hispânicos lidam com recursos de geolocalização chamou a atenção da Pew Internet em um estudo anterior e voltou a ganhar destaque na pesquisa atual. De acordo com o levantamento, 25% dos hispânicos que vivem nos Estados Unidos utilizam serviços geosociais, como o Foursquare, enquanto apenas 17% dos negros e 7% dos brancos fazem usos dessas redes. Em relação à busca de serviços, como recomendações e rotas, os brancos saem na frente com 59%, comparados ao negros, com 53%, e hispânicos, com 44%.

Especula-se que a razão pela qual 45% dos americanos tenham evitado usar os recursos GPS, apesar do alto investimento feito em um smartphone, pode estar diretamente relacionada à vida útil da maioria das baterias, que apesar das novas tecnologias têm durado cada vez menos. No intuito de não correr o risco de ficar sem celular ao longo do dia, muitos usuários têm optado por deixar a função desativada.

Participaram da pesquisa 2.277 adultos, que foram entrevistados entre 26 de abril e 22 de maio deste ano. A porcentagem de erro é de dois pontos para baixo ou para cima.  

Acompanhe tudo sobre:SmartphonesIndústria eletroeletrônicaLocalizaçãoMapasGPS

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint