Google Maps no Android: metade dos usuários deixa do GPS do smartphone desligado (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 9 de setembro de 2011 às 12h08.
São Paulo -- A maioria dos smartphones atuais possui o recurso de GPS, mas apenas 55% dos americanos utilizam a ferramenta para obter rotas e recomendações geográficas, segundo uma pesquisa realizada pela Pew Internet e pela American Life Project.
As empresas de consultoria examinaram três tipos de atividade envolvendo a geolocalização: buscas de serviços (mapas, rotas e recomendações baseadas na localização), serviços geosociais (Foursquare e Gowalla) e redes sociais que incluem automaticamente a localização geográfica do usuário (Twitter e Facebook).
A facilidade com que os hispânicos lidam com recursos de geolocalização chamou a atenção da Pew Internet em um estudo anterior e voltou a ganhar destaque na pesquisa atual. De acordo com o levantamento, 25% dos hispânicos que vivem nos Estados Unidos utilizam serviços geosociais, como o Foursquare, enquanto apenas 17% dos negros e 7% dos brancos fazem usos dessas redes. Em relação à busca de serviços, como recomendações e rotas, os brancos saem na frente com 59%, comparados ao negros, com 53%, e hispânicos, com 44%.
Especula-se que a razão pela qual 45% dos americanos tenham evitado usar os recursos GPS, apesar do alto investimento feito em um smartphone, pode estar diretamente relacionada à vida útil da maioria das baterias, que apesar das novas tecnologias têm durado cada vez menos. No intuito de não correr o risco de ficar sem celular ao longo do dia, muitos usuários têm optado por deixar a função desativada.
Participaram da pesquisa 2.277 adultos, que foram entrevistados entre 26 de abril e 22 de maio deste ano. A porcentagem de erro é de dois pontos para baixo ou para cima.