Tecnologia

Malásia e Inmarsat divulgam dados técnicos de avião desaparecido

O documento, de 47 páginas, reúne os dados recolhidos por satélite do voo MH-370 da Malaysia Airlines

Malaysia Airlines (EFE)

Malaysia Airlines (EFE)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2014 às 05h50.

As autoridades da Malásia e a empresa britânica de satélites Inmarsat publicaram nesta terça-feira a informação técnica do avião da Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março com 239 pessoas a bordo e que acredita-se que tenha caído no Oceano Índico.

O documento, de 47 páginas, reúne os dados recolhidos por satélite do voo MH-370 da Malaysia Airlines desde às 13h06m43s (horário de Brasília, 00h06m43s na hora local da da Malásia) até às 20h15m01s (de Brasília) quando foi registrado o último contato.

Esta informação foi fundamental para que analistas de vários países determinassem que o avião, um Boeing 777-200, caiu no sul do Índico.

O Departamento de Aviação Civil da Malásia assinalou em comunicado que a divulgação dos dados é em cumprimento da promessa feita pelo Ministério de Transporte em 19 de maio em prol da transparência.

Familiares dos passageiros e da tripulação desaparecida acusaram as autoridades malasias várias vezes de ocultar informação e de ter iniciado a busca pelo avião tarde demais.

O voo MH-370 decolou de Kuala Lumpur na madrugada de 8 de março com 239 pessoas a bordo e deveria aterrissar em Pequim umas seis horas mais tarde.

A aeronave desapareceu das telas de controle de radar 40 minutos depois da decolagem e mudou de rumo em uma "ação deliberada", segundo a Malásia, atravessando a Península de Malaca no sentido contrário ao trajeto inicial indo acabar no Índico.

As operações de busca ainda não encontraram nenhum destroço do avião nem as caixas-pretas.

 

Acompanhe tudo sobre:AviõesINFOMalaysia AirlinesTransportesVeículosVoo MH370

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia