Tecnologia

Maior usina elétrica do mundo evitou a emissão de 100 mi ton de C02 em 2014

Usina de Três Gargantas quebrou o recorde mundial de geração de energia elétrica no ano passado

tres gargantas (Getty Images)

tres gargantas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2015 às 10h35.

A Usina de Três Gargantas, na China, quebrou o recorde mundial de geração de energia hidrelétrica, segundo sua operadora, mais de uma década após tornar-se a maior usina hidroelétrica do planeta, com capacidade instalada de 22 500 mW.

A usina de energia localizada no rio Yangtze gerou 98,8 bilhões de kW/h de eletricidade em 2014, segundo a empresa que a administra, superando a produção de 2013 da usina de Itaipu,  entre o Brasil e o Paraguai.

A quantidade de eletricidade gerada pela usina de Três Gargantas é equivalente a gerada pela queima de 49 milhões de toneladas de carvão, segundo a empresa. Dessa forma, foi evitada a emissão de 100 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Mas desde que a usina foi inaugurada, entidades de proteção ao meio-ambiente questionam a construção da Três Gargantas, afirmando que ela afetou a biodiversidade e ameaçou espécies ameaçadas na região.

Além disso, milhões de pessoas perderam suas casas. Em 2012, o governo da China admitiu que o tratamento dos migrantes realocados por causa da represa ainda era um “problema urgente”.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaINFO

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA