Tecnologia

Lenovo Yoga Tablet 10

Apresentado no início do ano na Mobile World Congress, o Lenovo Yoga Tablet 10 é um aparelho com configuração intermediária e boa usabilidade. Sua característica mais inovadora é o design: há uma haste flexível que permite diversos modos de uso. Outro ponto importante é a tela de 10.1 polegadas, que tem alta resolução. O aparelho […]

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2014 às 20h31.

logo-infolab

Apresentado no início do ano na Mobile World Congress, o Lenovo Yoga Tablet 10 é um aparelho com configuração intermediária e boa usabilidade. Sua característica mais inovadora é o design: há uma haste flexível que permite diversos modos de uso. Outro ponto importante é a tela de 10.1 polegadas, que tem alta resolução. O aparelho é vendido no mercado brasileiro por 1.200 reais.

[Conheça o método do INFOlab]

Design e Construção

O design do Yoga Tablet 10 é bastante prático: por contar com construção em metal e um suporte para deixá-lo em pé em uma mesa, não é necessário usar uma capa (exceto para proteção). Nenhum outro tablet que passou pela análise do INFOlab contava com esse formato. A haste retrátil, entretanto, dá ao aparelho um visual de caderno universitário, já que há uma espécie de tubo em sua lateral, que é o componente responsável pela rotação do suporte.

Três modos de uso são possíveis com este produto: o tradicional, o modo de digitação (haste esticada e tablet deitado na mesa) e o modo de consumo de mídia, em que o aparelho fica em pé, permitindo ler ou ver vídeos de forma mais prática, desde ele esteja sobre uma superfície plana.

A consistente construção influencia diretamente seu peso: são exatamente 600 gramas. O produto não chega a ser pesado, mas ao segurá-lo somente com uma das mãos, seu peso é perceptível.

http://videos.abril.com.br/info/id/61bae7582e4aab4fffa956eacc62e275

Configuração

O Lenovo Yoga Tablet 10 tem tela de 10.1 polegadas com resolução de 1280 por 800 pixels e esse é um dos seus principais pontos em termos de configuração. O processador é um Mediatek (MT8125) quad core, a GPU é uma PowerVR SGX544, há 1GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno, sendo que 12,6GB estão realmente livres para o uso.

Essa configuração é um tanto ultrapassada. Algo que faz falta para a sua faixa de preço, por exemplo, é a conexão 3G, o que limita o acesso à internet por meio de redes Wi-Fi. Ainda assim, o desempenho geral do produto é bom, oferecendo usabilidade livre de engasgos de processamento até mesmo em jogos. Nos testes do INFOlab, os games Dead Trigger e Real Racing funcionaram sem travamentos, apesar da configuração modesta.

Um recurso interessante é o agendamento de horários para o tablet ligar ou desligar automaticamente. Essa opção está disponível no menu de configurações e funciona bem: 10 segundos após o tablet desligar é iniciada uma contagem. Vale notar que é possível cancelar o procedimento, se necessário.

Quadrant Standart (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Yoga Tablet 104770
AnTuTu (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Yoga Tablet 1013580
3D Mark : Ice Storm (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Yoga Tablet 103174

Bateria

No teste do INFOlab, exibindo um vídeo em 720p com brilho ajustado no máximo, Bluetooth e Wi-Fi ativos, a bateria de 9000 mAh durou por 7h14, marca que está na média dos tablets de 10.1 polegadas.

Software

O Android Jelly Bean, que pode ser atualizado para o KitKat, é bastante customizado pela Lenovo. Todos os aplicativos são exibidos através de rolagem horizontal. Uma barra superior na lateral direita mostra informações como status da bateria, Wi-Fi, Buetooth, brilho e rotação de tela. Na parte superior esquerda fica a lista de apps usados recentemente.

Câmera

Sua câmera de vídeo traseira possui 5MP, as fotos e gravações em ambientes externos ficam com qualidade aceitável para um tablet, se o usuário não esperar imagens de alto padrão, os resultados são certamente satisfatórios. Com a câmera principal, a filmagem é feita em Full HD (1080p). Já a câmera frontal tem 1,6MP e grava em HD (720p).

O software da câmera do tablet conta com opções interessantes, como foto panorâmica, temporizador, ajuste de ISO (100, 200, 400, 800, 1600), detector de face e HDR. Além disso, é possível fazer filmagens usando o recurso de timelapse.

Vale a pena?

O Lenovo Yoga Tablet 10 é um produto interessante para quem busca um tablet com boa usabilidade e design versátil. Este último ponto favorece o uso para a produtividade, como a digitação de textos, bem como o consumo de mídia (entretenimento). Seu preço, contudo, é semelhante ao de um notebook intermediário. A escolha, então, fica por conta tanto do gosto pessoal quanto pela necessidade de transporte diário do produto.

Ficha técnica

Sistema operacionalAndroid 4.2.2(Jelly Bean)
ChipsetMediatek (MT8125) Cortex A7 1.2 GHz (quad core)
GPU (SoC)PowerVR SGX544
Memória RAM1GB
Armazenamento16GB + microSD
Câmeras5 MP (Foto: 2592 x 1936 pixels, Vídeo: 1080p); 1.6 MP frontal (grava em 720p)
Tela10.1'' (1280 x 800p)
Bateria7h14
Peso600g

Avaliação técnica

PrósDesign inovador, boa usabilidade, Android KitKat
ContrasConfiguração poderia ser melhor
ConclusãoTablet bom para produtividade e entretenimento. Apesar do bom desempenho, preço é alto
Configuração8,2
Usabilidade8,4
Bateria7,4
Design7,9
Média8.1
PreçoR$ 1.199
Acompanhe tudo sobre:AndroidBrasilLenovoMercado financeiroTablets

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes