Exame Logo

Irã não coopera para análise de seu programa nuclear

O diretor-geral da AIEA diz que a falta de cooperação do Irã limita cada vez a capacidade da ONU de analisar seu programa nuclear

diretor AIEA (Heinz-Peter Bader/Reuter)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2013 às 06h50.

Viena - O diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, afirmou nesta segunda-feira que a falta de cooperação do Irã limita cada vez a capacidade da ONU de verificar a natureza e os objetivos do programa nuclear do país, e exigiu a aplicação imediata de um acordo para apronfundar as inspeções.

Em discurso perante o órgão executivo da AIEA, o Conselho de Governadores, que iniciou nesta segunda-feira uma reunião em Viena, Amano disse que o Irã se nega a oferecer uma versão atualizada do desenho do reator de água pesada que é construído em Arak, no qual poderia produzir plutônio, uma substância altamente tóxica que pode ser usada em bombas nucleares.

Veja também

Isto tem um "impacto cada vez mais adverso sobre nossa capacidade de verificar efetivamente o design da instalação e para aplicar os controles de salvaguardas", reconheceu o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Amano afirmou que o Irã "não oferece a cooperação necessária" para que os especialistas da ONU possa dar "seguridades críveis" sobre a ausência de atividades e materiais não declarados nesse país.

Por isso, Amano considerou como "essencial e urgente" que o Irã negocie com o organismo sobre a natureza de suas preocupações.

Além disso, o diretor lembrou que o Conselho de Governador acredita que é "essencial para o Irã concluir e aplicar imediatamente" o mecanismo que permitirá aprofundar as inspeções da AIEA.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia nuclearINFOInfraestruturaMeio ambienteUsinas nucleares

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame