Tecnologia

iPhone e Google Tradutor salvam chinês nos Estados Unidos

Um policial americano usou o aplicativo do Google no iPhone para se comunicar com um homem que só falava chinês

O Google Tradutor para iPhone traduz frases de mais de 60 idiomas (Justin Sullivan / Getty Images)

O Google Tradutor para iPhone traduz frases de mais de 60 idiomas (Justin Sullivan / Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 17 de fevereiro de 2012 às 09h44.

São Paulo — Um chinês de 57 anos teve sua vida salva nos Estados Unidos por um iPhone rodando o aplicativo Google Tradutor. O homem sofria de diabetes, como mostraram reportagens do site KVAL e da emissora de TV KATU (vídeo abaixo). Ele começou a passar mal enquanto dirigia seu carro numa rodovia perto da cidade de The Dalles, no norte do estado americano do Oregon.

Algumas pessoas alertaram a polícia de que alguém estava dirigindo de forma perigosa na estrada. Os policiais fizeram sinais para que o carro parasse, mas não conseguiram se comunicar com o motorista, que só falava chinês. O homem, que estava sozinho no carro, parecia estar muito debilitado e precisando de ajuda.

Foi então que o patrulheiro sênior Mike Holloran pegou seu iPhone pessoal e acionou o aplicativo Google Tradutor. Ele digitava perguntas como Você está bem? e Você é diabético?. O app do Google falava, então, as frases em mandarim. A reação do chinês foi começar a falar ao smartphone e o policial teve de explicar que aquilo era apenas um tradutor – não uma conversa telefônica com outra pessoa.

Depois de algumas perguntas, ficou claro que ele estava tendo um choque diabético. Ele foi levado ao hospital, onde os médicos confirmaram que a taxa de glicose em seu sangue estava altíssima. Ele havia dirigido por muitas horas sem se alimentar e sem controlar a glicemia. Veja a reportagem da emissora de TV KATU (em inglês):

https://youtube.com/watch?v=ih3IFfdhPNc%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:AppsCelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleiPhoneSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Apple TV+ faz em um mês audiência que a Netflix faz em um dia

Alphabet registra lucro líquido de US$ 23,6 bilhões no segundo trimestre de 2024

Mais na Exame