Na mão: iPhone 5c, o smartphone colorido da Apple
O iPhone 5c foi o primeiro smartphone de baixo custo lançado pela Apple. Apresentado em setembro, o aparelho deve chegar ao mercado brasileiro ainda neste ano.
Da Redação
Publicado em 7 de fevereiro de 2014 às 17h06.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h00.
O iPhone 5c foi o primeiro smartphone de baixo custo lançado pela Apple. Apresentado em setembro, o aparelho deve chegar ao mercado brasileiro ainda neste ano. O aparelho está disponível em diversas cores, tem uma configuração idêntica à do iPhone 5 , mas tem suporte ao 4G nacional. Confira a seguir o review do aparelho, feito pelo T3.
O C significa cor e isso realmente não falta no iPhone 5c. Ele tem edições em preto, branco, rosa, amarelo, azul e verde. O aparelho vai se destacar, especialmente porque o design combina com o colorido iOS 7. Uma das reclamações recorrentes sobre o iPhone 5 foi que o smartphone era um pouco leve demais. Mas o iPhone 5c é 12 g mais pesado que a edição anterior e também é mais espesso, com 8,97mm. Esse corpo mais robusto tem uma estrutura com aço reforçado, que também atua como antena, rodeada por uma carcaça de plástico. Mas, assim como acontece com os parelhos Nokia, esse plástico não passa a sensação de ser de baixa qualidade, é uma peça inteiriça de policarbonato, que é morna e agradável de tocar. Esse acabamento bem feito dá ao iPhone 5c a impressão adequada de um produto topo de linha e também parece ser mais resistente que os seus antecessores, que contavam com a traseira feita de vidro.
Exceto pela diferença de material, o corpo do iPhone 5c é uma cópia do iPhone 5. Todos os botões permanecem, a saída de áudio p2 também fica na parte de baixo do aparelho, junto com o alto-falante e com o conector de energia chamado Lightning.
Com o mesmo processador A6 do iPhone 5, o aparelho é perceptivelmente mais rápido que o iPhone 4S e a diferença é ainda mais óbvia se o smartphone rodar o iOS 7. A reprodução de videos em HD e de jogos pesados também impressiona. Com boa conectividade, o aparelho tem wi-Fi com velocidade N e Bluetooth 4.0. Entretanto, o NFC continua fora do produto. Quem esperava por uma tela maior ficou desapontado. A Apple colocou novamente um display de 4 polegadas no aparelho. Mas ele tem tecnologia Retina e resolução de 1136 por 640 com 326ppi. Ele pode ter tela menor do que o do Samsung Galaxy S4 mini e do HTC One mini, contudo, o smartphone compensa na resolução. O resultado é um sistema exibido sem pontos de pixels e um destaque maior para as cores. Quem trocar o iPhone 4 ou 4S pelo 5c certamente notará a diferença.
A cãmera traseira iSightdo iPhone 5C é a mesma do iPhone 5. A diferença fica por conta do sistema: O iOS 7 traz um novo software de captura de imagens que oferece filtros com renderização em tempo real. O sensor de 8 MP não é o melhor do mercado, mas tira boas fotos. A nova interface de usuário permite navegar apenas deslizando o dedo para selecionar os modos fotos, vídeos, fotos quadradas ou panorâmicas. Há também oito opções de filtros de imagem que funcionam bem no modo retrato, mas no paisagem os menus não acompanham a mudança de posicionamento do aparelho, dificultando o uso.
Os vídeos são capturados com resolução de 1080p com 30fps e agora há uma opção de zoom de 3x, além de existir a capacidade de tirar fotos durante a filmagem. A câmera frontal é uma Facetime HD, com 1,2 MP, que filma com 720p de resolução. A qualidade das imagens e a velocidade de processamento aumentou em relação ao iPhone 5, nesse quesito. O aplicativo Fotos também recebeu uma grande atualização. A biblioteca do usuário agora é organizada em momentos, coleções e anos. Tudo acontece automaticamente, baseando-se na data e local em que as fotografias foram tiradas. É um bom app, mas ele poderia ser acessível diretamente do software de câmera
O iPhone 5c foi feito para o iOS 7. O sistema colorido tem uma aparência fantástica na tela e complementa a cor do aparelho em si. Um iPhone 5 com iOS 6 agora parece extremamente obsoleto e sóbrio. Mas fora a estética, não há diferenças significativas entre o iPhone 5 e o 5c rodando o iOS 7. O centro de controle, a barra de notificações, o multitarefa, o Air Drop e as novidades do Safari e do Siri também estão presentes nos iPhone 4, 4S e 5. Como a última geração do smartphone também conta com o chip A6, o desempenho é extremamente similar.
O iPhone 5c é rápido. O processador A6 faz o aparelho funcionar bem e o iOS 7 fica bastante fluído. Os alto-falantes permanecem na parte inferior do aparelho dando um som mais claro e alto para ouvir músicas. Com dois microfones dinâmicos, um no topo e outro próximo ao botão home, as ligações feitas no FaceTime e no Skype não apresentam problemas.
O iPhone 5c tem suporte à conexão LTE brasileira. Durante testes feitos pelo T3 na Inglaterra, o recurso funcionou bem, navegar na web e ver vídeos no YouTube foi uma experiência comparável a estar conectado em uma rede Wi-Fi. Entretanto, o aparelho apresentou lentidão para fazer downloads da App Store.
Aqui há uma melhor de desempenho em relação ao iPhone 5.Após um dia de uso intenso, com navegação web, reprodução de vídeos e outros recursos a bateria ainda contava com carga de 40% no início da noite.
Não esperávamos que a Apple construísse um aparelho fraco e estamos certos. Lançar um smartphone de cunho popular foi uma brava ação para a empresa, especialmente porque ela é considerada uma marca topo de linha. O iPhone 5c agora substitui o finado iPhone 5, que não será mais vendido. Ele é comparável com o HTC One mini e com o Samsung Galaxy S4 mini. A diferença é que os seus respectivos preços não se equiparam. No Brasil ele deve custar mais de 1.500 reais, enquanto os concorrentes são vendidos a valores mais baixos, na faixa dos 1.100 reais. Em suma, o iPhone 5c é um ótimo aparelho e, se planos de operadoras ajudarem na redução do preço, ele pode ser um dos smartphones mais vendidos da Apple. O design colorido agrada e o iOS 7 é um upgrade fantástico. Acreditamos que ele tenha uma aparência melhor no 5c do que no topo de linha 5s. Entretanto, convencer os consumidores a comprar o smartphone, especialmente devido à ampla oferta de aparelhos, pode ser um desafio para a Apple.