Tecnologia

iOS 8.1 já está disponível com Apple Pay e Galeria do iCloud

A Apple liberou hoje o iOS 8.1 para iPhone e iPad. A atualização traz de volta o rolo da câmera e introduz a biblioteca de fotos do iCloud e o Apple Pay


	Craig Federighi: o vice-presidente da Apple anunciou o iOS 8.1 na semana passada
 (Justin Sullivan/Getty Images)

Craig Federighi: o vice-presidente da Apple anunciou o iOS 8.1 na semana passada (Justin Sullivan/Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 20 de outubro de 2014 às 17h16.

São Paulo -- A Apple liberou hoje o iOS 8.1, que foi anunciado na semana passada junto com o iPad Air 2 e o iPad mini 3. Essa atualização do sistema operacional traz o rolo da câmera de volta ao iPhone e ao iPad e introduz a biblioteca de fotos do iCloud e o Apple Pay.

A volta do rolo da câmera atende às reclamações de usuários que ficaram perdidos com sua eliminação do iOS 8. O rolo da câmera, que é parte do app Fotos, é simples. Ele separa fotos locais daquelas armazenadas no iCloud. 

Já o novo Fotos apresenta todas as imagens em ordem cronológica. Agora, o rolo da câmera vai fazer parte do app novamente, para quem preferir usar esse recurso.

A Biblioteca de Fotos do iCloud já vinha sendo testada por alguns usuários. Com a atualização de hoje, ela deve ser liberada para todos. 

O que ela faz é manter cópias de todas as fotos do usuários no iCloud – desde que haja espaço suficiente na conta da pessoa. É diferente do antigo Photo Stream, que mantinha cópias das mil fotos mais recentes apenas. 

A Apple oferece 5 gigabytes no iCloud a cada usuário de seus produtos. É provável que a Biblioteca de Fotos leve mais gente a exceder esse limite. Nesse caso, é possível contratar espaço extra. Por uma mensalidade de 0,99 dólar, conseguem-se mais 20 gigabytes. 

Apple Pay

O serviço de pagamentos Apple Pay, maior novidade do iOS 8.1, vai funcionar apenas nos Estados Unidos por enquanto. E ele será compatível apenas com os dispositivos móveis que a Apple anunciou neste ano: iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air 2, iPad mini 3 e Apple Watch.

Quem tiver um desses aparelhos e estiver nos Estados Unidos poderá usar o Apple Pay para uma variedade de pagamentos. Bastará aproximar o dispositivo de um terminal e colocar o dedo no leitor de impressões digitais para completar a operação.

Além de trazer essas novidades, o iOS 8.1 deve corrigir uma série de bugs no sistema. A atualização já está disponível. Ela tem cerca de 110 megabytes. Por isso, convém baixá-la com o smartphone ou tablet conectado à internet via Wi-Fi.

A atualização deve ser oferecida pelo sistema em algum momento. Quem estiver com pressa pode abrir o app Ajustes e tocar em Geral e, depois, em Atualização de Software.

(Texto atualizado às 18h)

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiCloudiOSiPadiPhoneiPodSmartphonesSoftwareTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA