Tecnologia

Investidores do Skype apostam no Brasil

Fundo de investimento DFJ cria parceria com o brasileiro FIR Capital para aplicar em projetos de tecnologia e biotecnologia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2011 às 13h44.

Os investidores americanos Tim Draper, John Fisher e Steve Jurvetson, estrelas da internet dos Estados Unidos, estão desembarcando no Brasil. Eles são os idealizadores do fundo Draper Fisher Jurvetson, que administra mais de 5 bilhões de dólares em ativos e foi um dos primeiros a apostar no Skype - a companhia mais inovadora da atualidade, que revolucionou o modelo de ligações telefônicas pela internet. Draper, Fisher e Jurvetson também foram os primeiros a investir no Hotmail, serviço de e-mail gratuito da web, que se tornou um dos maiores sucessos da rede de computadores, hoje um negócio da Microsoft.

O trio investirá no Brasil em parceria com o fundo brasileiro FIR Capital, anunciada hoje nos Estados Unidos, depois de mais de seis meses de negociação. Pelos planos dos novos parceiros, 140 milhões de dólares serão aplicados em projetos de tecnologia e biotecnologia. Do total, 40 milhões de dólares já foram levantados no Fundo TEC II, com investidores brasileiros. Os outros 100 milhões serão captados a partir de agora no mercado americano, na Europa e na Ásia, onde o DFJ tem clientes e investimentos em mais de 500 negócios. DFJ e FIR Capital, responsáveis pela gestão dos recursos, entrarão com aporte de até 5% do capital total.

Segundo Marcus Regueira, sócio da FIR Capital, os 40 milhões de dólares já têm destino praticamente certo. São dez projetos de empresas pequenas ou em fase de gestação com perspectiva de crescimento acelerado e com excelência de produtos e serviços. "Cada projeto receberá de 3 a 4 milhões de dólares", diz Regueira. "A relevância dos investimentos mostra que o Brasil entrou na mira dos investidores estrangeiros e que tem qualidade em tecnologia e na safra de empreendedores".

A FIR Capital é um dos mais renomados fundos de investimentos em venture capital, dedicados a comprar partes ou o controle de empresas iniciantes com sólidas perspectivas de crescimento. A FIR foi responsável por três importantes investimentos considerados sucessos em suas respectivas áreas: a fabricante de insulina Biobrás, vendida à dinamarquesa Novo Nordisk; o site de busca Miner, comprado pelo UOL; e a Akwan, adquirida pelo Google.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasEmpresasEmpresas de internetFundos de investimentoGestores de fundosInvestimentos de empresasMercado financeiroSkype

Mais de Tecnologia

Elon Musk confirma terceiro filho com funcionária da Neuralink Shivon Zilis

Na era do vício digital, a abstinência e a liberdade de 24 horas sem WhatsApp

Agora todos poderão ver o que você comenta em um story do Instagram; saiba como

Boeing Starliner tem retorno à Terra adiado pela segunda vez

Mais na Exame