Tecnologia

Internet Explorer ganha mascote com visual de anime

Quem representará o IE é a simpática personagem Inori Aizawa, mantendo a tradição da companhia de usar os desenhos japoneses para representar seus software

Nova mascote do Internet Explorer: moça foi apresentada ao mundo em uma animação interessante, na qual foge de alguns vilões robôs e é aparentemente derrotada (Reprodução)

Nova mascote do Internet Explorer: moça foi apresentada ao mundo em uma animação interessante, na qual foge de alguns vilões robôs e é aparentemente derrotada (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 10h34.

São Paulo - A Microsoft mostrou seus tradicionais traços de bom humor nesta semana. Quase junto ao anúncio do Internet Explorer 11 para Windows 7, a empresa revelou uma nova mascote para o navegador. E quem representará o IE é a simpática personagem de anime Inori Aizawa, mantendo a tradição da companhia de usar os desenhos japoneses para representar seus software.

A moça foi apresentada ao mundo em uma animação interessante, na qual foge de alguns vilões robôs e é aparentemente derrotada. No entanto, no melhor estilo Sailor Moon, ela se ergue e se transforma em uma guerreira (Sailor Explorer, talvez?) para acabar com todos eles com uma única rajada de tiros. Mas chega de descrição, confira o vídeo aí embaixo.

//www.youtube.com/embed/BHTUlF7NA2o?feature=player_embedded


Pode parecer surreal, mas a Microsoft realmente tem um dedo na produção do vídeo. A empresa foi auxiliada pelo Collateral Damage Studios, um estúdio sem obras mais conhecidas do público em geral – mas aparentemente bem talentoso, como dá para ver na página do Facebook.

Vale prestar atenção nos detalhes de cada cena, aliás. Logo de cara, há placas indicando jQuery, Octane e W3C, enquanto nos momentos finais, dá para ver um Surface, um Windows Phone e um livro de regras do mesmo World Wide Web Consortium. A manga do braço esquerdo, por sua vez, representa a barra de URL com os comandos para avançar e voltar, enquanto um tridente aparece na sola da bota da moça – Trident é a engine do IE.

A técnica utilizada para a animação, por sua vez, foi a Cacani, ou Computer Assisted Cel Animation. O sistema gera automaticamente quadros que se encaixam entre os principais – as cenas chave, como as da transformação da Inori na Sailor Explorer, por exemplo. Ele é totalmente baseado na plataforma NET Framework 2.0 – coincidentemente, da Microsoft.


Se a simpática personagem conseguiu cativar você – ou se bateu uma curiosidade –, dá para baixar a nova versão do Internet Explorer pelo link oficial. Por ele, dá para acessar uma página dedicada inteiramente à Inori. Mas se isso não vai mudar sua relação com o navegador, fique com o GIF abaixo.

Tradição nos animes

A Inori Aizawa não é a primeira personagem de anime a representar um produto da Microsoft. Antes dela, o Windows 7, o Windows 8 e o Azure, junto do Visual Studio, ganharam mascotes oficiais – mas apenas no Japão. No caso do último SO, foram dedicadas duas personagens, Madobe Yu e Madobe Ai, cada uma em uma caixa diferente do W8.

Esse fenômeno de antropomorfizar os sistemas operacionais é conhecido como OS-Tan, e envolve ainda versões antigas do Windows e até do Mac OS X, Linux e Android, por exemplo – no caso do SO do Google, as meninas fazem parte até de uma escola em um mangá. No entanto, nem todas elas são, sendo a maioria obra de artistas amadores orientais.

Acompanhe tudo sobre:BrowsersEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaInternetInternet ExplorerMicrosoftTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA