Tecnologia

Instituto atualiza guia sobre comorbidades associadas ao HIV

Médicos podem solicitar a versão on-line gratuita da publicação que aborda 21 das doenças mais frequentes em pacientes soropositivos

Célula com HIV: publicação tem capítulos dedicados a cardiologia, doenças infecciosas, endocrinologia, hematologia, nefrologia e neurologia, todos coordenados por especialistas (Getty Images)

Célula com HIV: publicação tem capítulos dedicados a cardiologia, doenças infecciosas, endocrinologia, hematologia, nefrologia e neurologia, todos coordenados por especialistas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2013 às 12h51.

Agência FAPESP – O Instituto de Infectologia Emílio Ribas lançou uma nova versão do Guia de Investigação, Manejo e Prevenção das Comorbidades Associadas ao HIV. A publicação é um guia prático para médicos, em especial os infectologistas, que atendem pacientes com HIV.

Na nova edição, são abordadas 21 das doenças e complicações mais frequentes, que se manifestam em decorrência da Aids ou da terapia antirretroviral, tais como riscos cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, depressão, dislipidemia, hipogonadismo, doenças renais, osteoporose, lipodistrofia, alterações neurocognitivas, alterações hepáticas, linfoma, sarcoma de Kaposi e neoplasias.

“As comorbidades associadas ao HIV ocupam, hoje, na prática clínica diária dos médicos que cuidam das pessoas vivendo com HIV/Aids, um lugar que anteriormente era tomado pelas infecções oportunistas. Essa é a nova realidade e preocupação enfrentada por esses profissionais, uma vez que a infecção pelo HIV pode ser perfeitamente controlada, a carga viral suprimida, a imunidade estabilizada, resultando em maior sobrevida, em decorrência do uso de uma terapia antirretroviral eficaz e duradoura”, disse, no prefácio do guia, o infectologista e atual secretário da Saúde do Estado de São Paulo, David Uip.

A publicação tem capítulos dedicados a cardiologia, doenças infecciosas, endocrinologia, hematologia, nefrologia e neurologia, todos coordenados por um ou mais especialistas das área.

Lúcia da Conceição Andrade, coordenadora do Projeto Temático “Avaliação da terapia com células-tronco hematopoiéticas na doença renal crônica em cães”, apoiado pela FAPESP, é uma das coordenadoras do capítulo sobre nefrologia.

Os médicos interessados em obter a versão on-line gratuita do guia devem fazer o pedido pelo telefone 0800 703 1050, de segunda à sexta, das 8 às 20 horas.

Acompanhe tudo sobre:AidsDoençasEpidemiasSaúde

Mais de Tecnologia

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site