Tecnologia

Índia quer atrair fabricantes de chips; IBM estaria interessada

Índia precisa de 15 fábricas de chips, afirma ministro

IBM (Getty Images)

IBM (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2013 às 06h09.

NOVA DÉLHI/BANGALORE - Dois consórcios, que incluem as empresas IBM e STMicroelectronics, se propuseram a construir fábricas de semicondutores na Índia com custo total de 8 bilhões de dólares, disse um ministro depois que o governo aprovou concessões para atrair fabricantes de chips.

A Índia, que quer produzir chips localmente para reduzir gastos com importações no longo prazo, renovou os esforços para atrair investimentos depois de uma tentativa anterior ter falhado.

O governo espera que outros fabricantes de chips mostrem interesse na construção de novas fábricas após o gabinete federal ter aprovado na quinta-feira as concessões incluindo subsídios, empréstimos sem juros e benefícios fiscais, disse o ministro de Comunicações e Tecnologia da Informação Kapil Sibal.

"A Índia precisa de não menos de 15 fábricas", disse Sibal a jornalistas nesta sexta-feira.

O ministro disse que dois consórcios seriam convidados a apresentar projetos detalhados em dois meses, incluindo planos de produção e marketing. Os relatórios detalhados dos projetos seriam avaliados por terceiros.

Um dos consórcios é composto pela indiana Jaiprakash Associates e pela israelense TowerJazz, com a IBM como parceira tecnológica. O grupo propôs uma fábrica perto de Nova Délhi a um custo de 263 bilhões de rúpias (4 bilhões de dólares), informou o governo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIBMÍndiaINFOServiçosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame