Tecnologia

IBM se consolida como a número 1 em registro de patentes

Pelo 20º ano consecutivo, a IBM figura no 1º lugar entre as empresas que mais registraram patentes nos EUA em 2012; Google e Apple aparecem apenas na 21ª e 22ª posição


	Stephen Bedell, inventor líder da IBM, mostra semicondutores flexíveis, uma das patentes registradas pela empresa ao longo do ano passado
 (IBM)

Stephen Bedell, inventor líder da IBM, mostra semicondutores flexíveis, uma das patentes registradas pela empresa ao longo do ano passado (IBM)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 10 de janeiro de 2013 às 13h25.

São Paulo – A IFI Claims, consultoria especializada na análise de patentes registradas nos Estados Unidos, divulgou nesta quinta- feira, 10, o ranking anual das empresas que mais registraram propriedade intelectual no U.S. Patent and Trademark Office (USPTO). Em uma lista dominada por empresas de tecnologia, pelo vigésimo ano consecutivo, o primeiro lugar ficou nas mãos da IBM.

Segundo a IFI Claims, o órgão americano responsável pela análise e registro de patentes emitiu 253,155 patentes no ano passado e notou um crescimento de 11% na quantidade de registros em relação a 2011. De acordo com a análise, a Big Blue recebeu o registro de 6,478 patentes em 2012, 5% a mais que o registrado em 2011.

O segundo lugar da lista ficou nas mãos dos sul-coreanos da Samsung. A empresa, considerada a maior fabricante de celulares do planeta, recebeu o registro de 5,081 patentes. No terceiro está com outra empresa de tecnologia, a fabricante japonesa de câmeras fotográficas Canon, com 3,174 registros. Já na quarta colocação está a Sony, que registrou 33% patentes a mais que em 2011. A quinta posição foi ocupada por outra japonesa, a Panasonic.

Google X Apple

O relatório da IFI Claims nota que a disputa entre Google e Apple, pelo menos no que diz respeito ao número de patentes registradas, está cada vez mais acirrada. Pela primeira vez, o Google aparece entre os 50 primeiros lugares. A empresa deixou a 65º lugar conquistado no ano passado e saltou direto para a 21ª posição, com um crescimento de 170% no número de registros.

Mas a Apple também obteve expressiva melhora em sua colocação em relação ao ano passado. De acordo com os números, a empresa saiu da 39ª posição para a 22ª e aumentou em 68% o número de patentes.

Confira abaixo a lista completa das empresas que mais receberam registros de patente em 2012:

table.tableizer-table {
border: 1px solid #CCC; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;
font-size: 12px;
}
.tableizer-table td {
padding: 4px;
margin: 3px;
border: 1px solid #ccc;
}
.tableizer-table th {
background-color: #104E8B;
color: #FFF;
font-weight: bold;
}

Empresa País
IBM Estados Unidos
Samsung Coreia do Sul
Canon Japão
Sony Japão
Panasonic Japão
Microsoft Estados Unidos
Toshiba Japão
Hon Hai Precision Company (Foxconn) Taiwan
General Electric Estados Unidos
LG Coreia do Sul
Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIBMInovaçãoPatentesPesquisa e desenvolvimentoServiçosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

ServiceNow lida com crise e saída de COO em meio a expectativas de balanço positivo

CrowdStrike dá vale-presente de US$ 10 a funcionários que resolveram apagão cibernético

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Mais na Exame