Tecnologia

IBM revela planos para construir computador quântico com até 20.000 vezes mais poder que os atuais

Quantum Starling inaugura nova geração de chips tolerantes a falhas e acirra disputa com Google, Amazon e Microsoft

A IBM divulgou detalhes do seu plano com o objetivo de estimular o interesse de desenvolvedores na criação de algoritmos quânticos (Sergio Perez/Reuters)

A IBM divulgou detalhes do seu plano com o objetivo de estimular o interesse de desenvolvedores na criação de algoritmos quânticos (Sergio Perez/Reuters)

Publicado em 10 de junho de 2025 às 12h24.

Última atualização em 10 de junho de 2025 às 13h19.

Nesta terça-feira, 10, a IBM anunciou um plano para construir o primeiro computador quântico de grande escala e tolerante a falhas. O IBM Quantum Starling será construído até o final da década, em seu data center em Poughkeepsie, no estado de Nova York. A companhia afirmou que o novo computador terá 20.000 vezes mais poder de computação do que os computadores quânticos atuais.

Jay Gambetta, vice-presidente de quântica da IBM, expressou confiança de que um computador quântico tolerante a falhas será realidade até 2029, destacando que a empresa agora possui uma solução para os desafios científicos do setor. Por serem suscetíveis a instabilidades, esses modelos exigem correção de erros quânticos, uma técnica que identifica e corrige problemas nas operações, além de tolerância a falhas, mecanismo que permite que continuem operando mesmo com erros.

Nesse mercado, a competição é com gigantes como Microsoft e Google, além de empresas especializadas como D-Wave, Quantinuum e IonQ, as quais também possuem planos e prazos similares aos anunciados pela IBM. A Amazon também fez progressos nesse campo com seu chip Ocelot, que pode reduzir erros quânticos em até 90%.

Gambetta atribui a confiança no cronograma de 2029 a dois avanços recentes: a implementação de códigos quânticos de verificação de paridade de baixa densidade (qLDPC) e técnicas de correção de erros em tempo real com computação convencional.

Além disso, a startup SEEQC está colaborando com a IBM no projeto, ajudando a reduzir e consolidar o hardware de controle em chips, parte de uma iniciativa da Darpa – agência de pesquisa avançada do Departamento de Defesa dos Estados Unidos – para avaliar o potencial das empresas de computação quântica.

O que são computadores quânticos?

Computadores quânticos armazenam informações como qubits, que podem existir como zero e um ao mesmo tempo, permitindo cálculos muito mais poderosos que os computadores tradicionais. Porém, um grande desafio é que os qubits geram erros devido à sua fragilidade e suscetibilidade a "ruídos", tornando a construção de um computador quântico tolerante a falhas uma prioridade para o setor.

A IBM divulgou detalhes do seu plano com o objetivo de estimular o interesse de desenvolvedores na criação de algoritmos quânticos, parte fundamental do software que comandará o computador.

Acompanhe tudo sobre:TecnologiaIBMComputadores

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs