Exame Logo

IBM pode aumentar sua previsão de demanda por softwares

A empresa, que abandonou seu negócios de PC em 2004, focou-se em software como um meio de fornecer uma base para sua estratégia de crescimento

A IBM disse que espera lucro de pelo menos US$ 14,85 por ação neste ano (Mark Renders/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2012 às 15h28.

A IBM divulga seus resultados após o fechamento do mercado nesta terça-feira e investidores esperam que forte demanda por software repita a performance do primeiro trimestre do ano passado, quando a empresa elevou sua previsão para o ano inteiro.

Após as vendas positivas de softwares da Oracle e a previsão positiva sobre gastos em TI da empresa de outsourcing Accenture, há uma chance de que a IBM - que compete com ambas - eleve sua previsão para o ano inteiro. O analista Shaw Wu, do Sterne Agee, escreveu em nota recente de que há uma "boa probabilidade" de que a IBM "aumente modestamente" sua previsão.

Veja também

Softwares representam a divisão mais importante e o maior motor de crescimento da IBM, e inclui programas de análise de dados, que ajudam a prever e combater o crime, até programas que administram infraestrutura.

A IBM, que abandonou seu negócios de PC em 2004 para concentrar-se em consultoria e serviços, focou-se em software como um meio de fornecer uma base para sua estratégia de crescimento.

A empresa provou isso mais uma vez na segunda-feira, após o jornal de negócios Nikkei noticiar que a IBM vendeu seu negócio de terminais de pontos de venda, que inclui caixas registradoras e serviços relacionados, à Toshiba por 70 bilhões de ienes (870,86 milhões de dólares).

A IBM não quis comentar o assunto.

A IBM disse que espera lucro de pelo menos 14,85 dólares por ação neste ano, comparada com as previsões de analistas de 14,94 dólares por ação, de acordo com o Thomson Reuters I/B/E/S. No primeiro trimestre, analistas esperam que a IBM registre lucro operacional de 2,65 dólares por ações e vendas de 24,8 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIBMServiçosSoftwareTecnologia da informação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame