IBM anuncia mainframe mais potente do mundo

O desenvolvimento do z13 custou à empresa 1 bilhão de dólares

A IBM projetou seu novo mainframe com os smartphones em mente. O z13 foi feito para lidar com o enorme volume de dados gerados pelo uso de smartphones e tablets. Segundo a empresa, o produto é o mais potente do mundo, sendo capaz de processar até 2,5 bilhões de transações por dia.

"Este é um mainframe para a economia digital móvel", disse Tom Rosamilia, vice-presidente sênior encarregado de negócios de sistemas da IBM, de acordo com o The New York Times

Mainframes representam 3% das vendas da IBM e novas edições do produto são lançadas a cada três anos. Porém, considerando os programas relacionados a mainframe da empresa, o segmento compõe 25% de sua receita, bem como 35% de seus lucros, segundo estimativa da Bernstein Research.

O z13 tem melhorias técnicas em relação ao seu antecessor, incluindo memória três vezes maior, processamento mais veloz e capacidade de lidar com uma grande quantidade de dados.

O desenvolvimento do z13 custou à IBM 1 bilhão de dólares e sua pesquisa rendeu 500 novas patentes, incluindo algumas de criptografia voltada à segurança da computação móvel.

Em abril do ano passado, a IBM celebrou o aniversário de 50 anos do primeiro mainframe.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.