O tablet Slate, da HP, já está disponível online (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 22 de outubro de 2010 às 10h32.
São Francisco - A Hewlett-Packard revelou seu primeiro produto para o crescente mercado de computadores tablet, um aparelho de 799 dólares acionado pelo Windows e dirigido a clientes empresariais.
O Slate 500 da HP tenta reproduzir a experiência dos computadores em forma de tablet, e representa contraste com relação a rivais que deram aos seus aparelhos uma cara mais parecida com a de um celular inteligente. O Slate 500 opera com a mesma versão do Windows 7 usada por muitas empresas em seus computadores convencionais.
O tablet tem preço superior ao de produtos concorrentes como o iPad, que deu início à mania dos tablets ao ser lançado, meses atrás.
O produto da HP tem tela de 8,9 polegadas e sistema multitoque, pesa 700 gramas e vem com 64 gigas de armazenagem e uma caneta especial. A bateria tem carga para cinco horas de uso.
O aparelho tem acesso WiFi, mas não oferece capacidade integrada de conexão a redes de celulares de alta velocidade, ao contrário de rivais como o iPad, o Galaxy Tab, da Samsung Electronics, e o Dell Streak.
Carol Hess-Nickels, diretora de marketing de notebooks para empresas na HP, enfatizou as utilidades para negócios do Slate. Ela antecipa que companhias de varejo, saúde e seguros, entre outras, criem aplicativos especiais para aproveitar a portabilidade do aparelho.
"É como um computador com funções plenas, e opera com o Windows; ele executa os aplicativos a que o usuário está acostumado, mas o faz em forma de tablet", disse Hess-Nickels.
O Slate 500 tem processador Intel Atom, usado normalmente em netbooks. Os tablets rivais operam com chips padrão ARM, utilizados em celulares inteligentes.
O aparelho vem equipado com câmera frontal e câmera traseira, permitindo videoconferências, e com uma porta USB; é vendido com um estojo e uma estação de acoplagem.
O HP Slate 500 já está disponível online, e a empresa o venderá a outras companhias por meio de sua equipe de vendas diretas.
O preço de 799 dólares o torna mais caro que o iPad com acesso WiFi, cujos preços vão de 499 a 699 dólares. Os preços do iPad 3G começam em 629 dólares.