Hotel “flutuante” tem formato de coluna vertebral
São Paulo – Um hotel que se movimenta tal qual um navio e cujo formato se assemelha ao de uma coluna vertebral humana. Esse é o projeto do italiano Gianluca Santosuosso, o MORPHotel . O objetivo, segundo o arquiteto, é desenvolver um novo conceito de hotel de luxo e que pode oferecer aos hóspedes a […]
Gabriela Ruic
Publicado em 1 de novembro de 2011 às 11h47.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 11h56.
São Paulo – Um hotel que se movimenta tal qual um navio e cujo formato se assemelha ao de uma coluna vertebral humana. Esse é o projeto do italiano Gianluca Santosuosso, o MORPHotel . O objetivo, segundo o arquiteto, é desenvolver um novo conceito de hotel de luxo e que pode oferecer aos hóspedes a incrível experiência de “flutuar” pelos sete mares, dando a volta ao mundo.
Ao longo da jornada, o hotel pode realizar paradas em terra firme, literalmente “encaixando-se” na costa e tornando-se uma extensão local. Enquanto o hotel estiver atracado, os moradores da cidade vão poder usufruir de toda a estrutura e serviços oferecidos pelo MORPHotel, como restaurantes, centro comercial, academia e afins. A ideia é que os conceitos de turistas e cidadãos sejam unidos em uma nova entidade, mesclando a troca que existirá entre hotel e cidade, moradores e hóspedes.
Com mais de 1 km de extensão, toda a energia usada pelo hotel virá de uma mistura de tecnologias sustentáveis como o uso painéis solares e do movimento das ondas. A estrutura será construída a partir de métodos tradicionais da indústria naval, como o uso de metais específicos para a cobertura e impermeabilização da construção. Na parte superior de cada módulo, superfícies de vidro serão intercaladas com espaços abertos.
Tal estrutura será conectada através de sistema de juntas similares ao que é usando na junção de trilhos de trem, mas que poderá ser ajustada de modo que movimente cada módulo, mudando o formato da estrutura do hotel.