Tecnologia

Hacker consegue burlar plugin de proteção de senhas do Google duas vezes em dois dias

O responsável pelo feito foi o pesquisador Paul Moore, que burlou o sistema de proteção de phishing menos de 24 horas depois do lançamento da extensão

google (Reprodução)

google (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de maio de 2015 às 10h37.

O plugin Alerta de Senhas anunciado pelo Google na última quarta-feira já teve a segurança quebrada duas vezes por um mesmo hacker. O responsável pelo feito foi o pesquisador Paul Moore, que conseguiu burlar o sistema de proteção de phishing pela primeira vez menos de 24 horas depois do lançamento da extensão – e novamente não muito tempo depois.

A primeira quebra de segurança aconteceu logo na quinta-feira, e o procedimento não era nada complexo. Segundo o relato do Ars Technica, Moore usou uma página falsa “equipada” com um script em JS, que rodava a cada 5 milissegundos para detectar e bloquear os alertas emitidos pelo plugin do Google. A brecha foi corrigida poucas horas após a divulgação, na versão 1.4 do add-on, mas ainda dá para ver como ela funciona pelo vídeo abaixo.

Já a vulnerabilidade mais nova consiste em um código de apenas três linhas, segundo o mesmo site. Ele faz com que o endereço falsificado atualize a cada vez que um dígito da senha é colocado – o que “faz com que o navegador se comporte como se apenas um caractere tivesse sido digitado”, de acordo com a reportagem.

O exploit não é tão preciso quanto o anterior, e não funciona caso a vítima de phishing digite a senha muito devagar, por exemplo. É de se imaginar que a falha seja corrigida em breve pelo Google, mas a busca por brechas no Alerta de Senhas não deve parar tão cedo.

Por isso, mesmo que você tenha instalado o plugin, vale ficar atento às páginas nas quais você digita seus dados. Checar a URL é primordial. E seguir algumas dessas dicas aqui – que não valem apenas para as redes sociais – também.

Fonte: Ars Technica (1) e (2)

Acompanhe tudo sobre:BrowsersChromeEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

iPhone 15 Pro vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

O que é 'Turo', aplicativo que foi usado para ataques em Nova Orleans e Las Vegas

Quatro dicas para evitar ataques hackers em 2025

Governo libera 66 empresas de apostas online a operar no Brasil