Tecnologia

Grupo define especificações para próxima geração do USB

O novo padrão, chamado de Type-C, é uma ampliação das especificações do USB 3.1 e a expectativa é que seja finalizado até metade de 2014

USB (Flickr.com/billselak)

USB (Flickr.com/billselak)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2013 às 13h22.

A próxima geração da tecnologia USB pretende encerrar problemas de compatibilidade com conectores existentes, facilitando seu uso e permitindo a criação de dispositivos mais finos. 

O novo padrão, chamado de Type-C, é uma ampliação das especificações do USB 3.1 e a expectativa é que seja finalizado até metade de 2014. 

Segundo o grupo USB 3.0 Promoter Group, responsável pela padronização da tecnologia, o Type-C terá o tamanho de um plug Micro USB e será reversível - ou seja, sem aquele problema de inserir o cabo na posição errada. 

“O Type-C permitirá a criação de uma nova classe de dispositivos superfinos desde celulares a tablets, tudo-em-um, notebooks e desktops. Este novo padrão para entrega de dados, energia e vídeos será o único conector necessário para uso entre todos esses dispositivos”, disse o grupo em comunicado

Como o Type-C será um conector totalmente remodelado, o grupo também precisará incluir uma especificação de padronização para adaptadores e cabos para que os carregadores USB atuais não se tornem obsoletos.

Acompanhe tudo sobre:SmartphonesIndústria eletroeletrônicaComputadoresNotebooksINFODesktopsUSB

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs