Tecnologia

Grooveshark perde EMI, sua única grande parceira

Serviço gratuito de compartilhamento de músicas via streaming perde acordo com EMI e é processada por outras três grandes gravadoras

Grooveshark permite que usuários compartilhem e escutem, gratuitamente, músicas via streaming (Divulgação)

Grooveshark permite que usuários compartilhem e escutem, gratuitamente, músicas via streaming (Divulgação)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 4 de abril de 2012 às 12h59.

São Paulo – O Grooveshark, popular serviço de compartilhamento de música, perdeu o apoio da gravadora EMI, que representa bandas como The Beatles, por exemplo. Segundo informado pelo site CNET, a gravadora alegou na justiça americana que o Grooveshark não cumpriu as obrigações financeiras previstas no contrato, que permitia ao serviço disponibilizar músicas de artistas da EMI para o público, gratuitamente via streaming.

Em resposta, o Grooveshark divulgou que o problema estava, na realidade, nas taxas altíssimas cobradas pela EMI pela liberação das músicas. Além disso, diz o comunicado, a fusão entre EMI e Universal Music é vista como “monopolista” e ainda “viola as leis antitruste”, que regulamentam práticas anticompetitivas.

De acordo com a CNET, a perda do acordo com a EMI é significante para o Grooveshark, pois era a única grande gravadora a liberar músicas para o site. O serviço também já é alvo de ações de outras gravadoras de peso no mercado musical, como a própria Universal, Sony Music e Warner Music Group, com base em violação de copyright.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetInternetCopyrightGrooveshark

Mais de Tecnologia

Agentes de compra com IA: o que são e como funcionam os assistentes que compram por você

Microsoft anuncia aumento de preços de consoles Xbox pela 3ª vez em 13 meses

BDX anuncia primeira bolsa de dados do Brasil para empresas negociarem informações como ativo

Apple aumenta preços de Mac, iPad e Vision Pro — e culpa a corrida da IA