Tecnologia

Governo de SP sabe hoje se pode multar consumo de água em excesso

A medida foi proposta pelo governador Geraldo Alckmin para enfrentar a redução diária que vem ocorrendo no volume de água do Sistema Cantareira

Água (sxc.hu)

Água (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 10h16.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) anuncia hoje (6) o parecer sobre a cobrança de multa de 30% aos consumidores que excederem ao gasto médio de água, registrado em 2013, na região metropolitana de São Paulo. A medida foi proposta pelo governador Geraldo Alckmin para enfrentar a redução diária que vem ocorrendo no volume de água do Sistema Cantareira. Entre ontem (5) e hoje, o nível dos reservatórios caiu de 10% para 9,8% da capacidade de armazenagem.

Ontem (5), Alckmin voltou a negar a possibilidade de se adotar o racionamento e confirmou que, no próximo dia 15, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) começa a retirar a água do chamado volume morto, área abaixo do nível de captação das comportas. A previsão da Sabesp é usar 200 bilhões de litros dos 400 bilhões da reserva estratégica.

No último dia 17 de março, começaram a ser construídos canais e instaladas bombas para a retirada da água das represas Atibainha, em Nazaré Paulista, e Jaguari/Jacareí, em Bragança Paulista. De acordo com a companhia, essa água será "suficiente" para abastecer a região até setembro, mês em que se acredita no retorno do período de chuvas mais regulares.

Além de recorrer à multa como forma de evitar um colapso no abastecimento de água para cerca de 9 milhões de pessoas, o governo paulista lançou uma medida de estímulo, em fevereiro último, por meio de um bônus dado aos clientes que conseguem reduzir em 30% o consumo. Essa ação permitiu uma queda de 76% no consumo, em março, e de 81% em abril.

Editor Davi Oliveira

 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisÁguaMeio ambienteSão Paulo capitalGovernoINFO

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs