Galaxy S III: uma oferta de cem aparelhos na Black Friday do ano passado esgotou-se em 9 segundos (Divulgação)
Maurício Grego
Publicado em 28 de novembro de 2013 às 15h30.
São Paulo -- Na Black Friday do ano passado, a loja online KaBuM! anunciou um lote de cem smartphones Galaxy S III, da Samsung, por 999 reais cada um. No entanto, quem demorou mais do que 9 segundos para clicar em “comprar” encontrou uma mensagem dizendo que o produto estava esgotado.
Esse exemplo dá uma ideia da rapidez com que as melhores ofertas vão embora na Black Friday. “Alguns clientes até acham que é enganação porque tentam comprar e não conseguem. Mas não é”, disse a EXAME.com Leandro Ramos, fundador e CEO da KaBuM!
“Como anunciamos as ofertas no Facebook, elas se propagam pela internet e a venda é muito rápida”, prossegue ele. “Esse é o dia mais louco do ano para nós. As vendas, no ano passado, foram 1.500% maiores que num dia comum.”
Durante a Black Friday, a KaBuM! anuncia uma nova oferta a cada 15 minutos no Facebook. “Em 2012, nossa oferta que durou mais tempo foi um lote de 600 pen drives. Demoramos 48 segundos para vendê-los”, diz Ramos.
A KaBuM! tem seu pico de movimento, na Black Friday, entre 11h da noite de quinta-feira e 2h da madrugada de sexta. “Como muitas lojas soltam todas as ofertas à meia-noite, muita gente vai ao site nesse horário”, explica Ramos. O movimento também é grande na manhã sexta-feira, entre 7h30 e 14h.
Mas esse horário varia. Há lojas que registam forte movimento no início da tarde de sexta-feira. Casos de sites que não suportam esse tráfego e se tornam lentos demais ou saem do ar completamente são comuns.
“Tivemos problemas no ano passado. Chegamos a ter 70 mil pessoas ao mesmo tempo no site. Neste ano, nos preparamos reforçando toda a nossa estrutura de TI e de logística. Passamos de 17 para 150 servidores”, diz Ramos.