Google terá controle sobre interface do Android para evitar modificações de fabricantes
Fabricantes não poderão alterar interface do Android para manter uma 'experiência consistente' de uso
Lucas Agrela
Publicado em 30 de junho de 2014 às 08h38.
Diferentemente do que acontece no mercado de smartphones, o Google irá manter controle sobre a interface das edições do Android para carros, televisões e relógios. As fabricantes poderão instalar aplicativos, mas não poderão mudar a experiência central do sistema. As informações são do Ars Technica .
David Burke, diretor de engenharia do Google, afirma que a medida visa oferecer uma "experiência consistente" do Android ao mudar de dispositivo. Isso também faz com que as atualizações funcionem automaticamente, assim como a empresa faz atualmente no navegador Chrome. Ou seja, pode ser o princípio do fim da fragmentação do sistema, como aponta o Engadget .
"As fabricantes podem colocar a marca nos dispositivos, e eles podem incluir os serviços que quiserem, mas ele deve ser o mesmo", disse Burke sobre a aparência do Android.
Entretanto, o Google não mencionou se a mesma medida será tomada em relação ao segmento de smartphones. Empresas como Huawei, LG, Samsung e Sony modificam a interface do Android com as chamadas skins que alteram bastante a usabilidade dos aparelhos quando comparados com a linha Nexus (Google junto com a LG) ou a Moto (Motorola).
A solução para as fabricantes que não quiserem abrir mão do controle sobre a interface é criar um sistema com base no código-aberto do Android, como a Amazon fez, por exemplo, em seu set-top box Fire TV, que roda o Fire OS.
Conheça o sistema Android Wear, a versão do sistema móvel do Google para vestíveis